domingo, 11 de maio de 2008

Sudão suspende relações com o Chade

Governo sudanês acusa país vizinho de ajudar rebeldes a atacar Cartum.
Da BBC
O Sudão suspendeu suas relações diplomáticas com o Chade, acusando o país vizinho de ajudar rebeldes da região de Darfur a lançar um ataque à capital sudanesa, Cartum.
Tanto o Chade como os rebeldes do Movimento da Justiça e Igualdade (JEM, na sigla em inglês) negam ter trabalhado juntos para atacar o subúrbio de Omdurman, que teria sido tomado pelos rebeldes.
O governo sudanês diz que o avanço dos rebeldes, o mais próximo que eles já chegaram a Cartum, foi contido.
Saiba mais
» Autora de 'Harry Potter' exige ação para proteger crianças sudanesas da guerra
Um toque de recolher imposto durante a noite em Cartum foi suspenso, mas a imposição continua vigorando em Omdurman.
No sábado, rebeldes do JEM afirmaram ter assumido o controle da base da força aérea Wadi Saidna, que fica a 16 quilômetros ao norte de Cartum, o subúrbio de Omdurman, nas proximidades do rio Nilo, e de ter entrado na capital.
A situação em Cartum é de apreensão e existem relatos de que confrontos continuam no oeste da cidade, segundo a correspondente da BBC na cidade, Amber Henshaw.
O JEM luta contra o governo há cinco anos, acusando-o de negligenciar a população de Darfur, que não tem origem árabe. Cerca de 200 mil já morreram em Darfur.
Os confrontos deste fim-de-semana ocorrem após dois dias de choques entre rebeldes e soldados na província de Kordofan do Norte, vizinha de Cartum.
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL465602-5602,00.html

Nenhum comentário: