domingo, 4 de maio de 2008

Governo avalia medidas para conter a enxurrada de dólares

Domingo, 04 de Maio de 2008
Sem abrir mão da política de câmbio flutuante, saída é aumentar pedágio sobre entrada de capital especulativo
O governo está disposto a recorrer a uma nova calibragem no pedágio cobrado para o ingresso de capitais estrangeiros se, de fato, a chancela do investment grade (reconhecimento de que o Brasil é um País de baixo risco para os investidores) provocar uma enxurrada incontrolável de dólares no mercado doméstico. Nesta quarta-feira, durante a reunião da coordenação política, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, vão avaliar os impactos de curto, médio e longo prazos da reclassificação brasileira pela agência Standard & Poors.
Eles querem criar uma rotina para acompanhar o ingresso de capitais e discutir cenários sobre como tirar proveito do novo patamar da economia, montando uma estratégia de alongamento do perfil da dívida interna e de preservação de um crescimento da economia no ritmo de 5% ao ano. Trata-se de uma reflexão que envolverá o conjunto do governo, sem abrir espaço para idéias que ponham em risco a estabilidade da economia ou mudanças na política cambial.
O presidente considera necessária uma reflexão, envolvendo o conjunto do governo, sobre se é necessário ou não criar obstáculos ao capital especulativo.
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20080504/not_imp166978,0.php

Nenhum comentário: