sábado, 31 de maio de 2008

Fumantes têm vício comparado aos dependentes de heroína

31/05/2008 - 02h01
da Folha Online
Hoje é comemorado o Dia Mundial Sem Tabaco. A quantidade de fumantes na cidade de São Paulo, por exemplo, reduziu nove pontos percentuais nos últimos 15 anos e passou de 33% em 1993 para 24% em 2008. Os dados são da pesquisa realizada pelo Datafolha em abril deste ano.
A equipe do videocast conversou com a diretora do Centro de Referência em Álcool Tabaco e Outras Drogas (Cratod), Luizemir Lago, para saber mais detalhes sobre as campanhas contra o tabagismo e quais são as orientações para quem quer largar o vício.

Luizemir diz que a queda no número de fumantes aconteceu, principalmente, pela divulgação da imprensa. A diretora do Cratod compara o vício em tabaco à dependência da heroína, ela afirma que a dificuldade para abandonar a droga é a mesma para os dois tipos de viciados.

A maneira mais eficaz para largar o cigarro é deixá-lo de uma só vez e não parar aos poucos, diminuindo a quantidade de maços, afirma a diretora.

Foi, exatamente, desta maneira que o agente autônomo de investimentos Horácio Leite, 44, parou de fumar há cerca de dez anos. Ele conta que decidiu abandonar o vício após o nascimento de seus filhos, por incentivo da esposa. "Resolvi de um dia para o outro e até hoje não tive recaída", afirma Horácio.

Segundo a pesquisa feita pelo Datafolha, a maior concentração dos fumantes está na faixa dos que têm de 35 anos a 44 anos (30%) e os pertencentes às camadas mais pobres da população, as chamadas C e D; com 35%. O levantamento aponta ainda que 51% dos paulistanos disseram nunca ter fumado. A maior faixa dos que disseram nunca ter experimentado o gosto do tabaco se concentra naqueles que possuem maior nível de escolaridade (60%) e os evangélicos (56%).
http://www1.folha.uol.com.br/folha/videocasts/ult10038u407145.shtml

Nenhum comentário: