sábado, 31 de maio de 2008

Advertência nos maços de cigarro usará fotos chocantes

O número de paulistanos que fumam caiu nove pontos percentuais nos últimos 15 anos e passou de 33%, em 1993, para 24%, em 2008, conforme indica uma pesquisa realizada pelo Datafolha em abril e cujos números foram divulgados ontem.
A pesquisa mostra que hoje, na capital, a taxa de fumantes é maior entre os que têm de 35 a 44 anos (30%) e entre os que pertencem às classes D e E (35%). Entre os paulistanos que declararam já ter experimentado cigarro, 24% se classificam como ex-fumantes. Esse grupo é formado principalmente pelos que têm mais de 45 anos.

Do total da amostra, 51% disseram nunca ter fumado. A maior faixa dos que disseram nunca ter experimentado cigarro se concentra naqueles que possuem maior nível de escolaridade (60%) e entre os evangélicos (56%).

Brasil
Dados do governo apontam que, entre 1989 e 2004, o consumo per capita de cigarros no país caiu 32%. O número de fumantes também diminuiu: de 32% para 17%. O índice coloca o Brasil em situação favorável em relação a países desenvolvidos, que apresentam taxas médias de 27,4%. l


Nova campanha contra o fumo tem imagens fortes
O governo federal lançou ontem as novas imagens de advertência que estamparão os maços de cigarro. Pela primeira vez, as fotos e mensagens foram produzidas e selecionadas com base em um estudo sobre o grau de aversão que as ilustrações alcançam.

O estudo mediu a reação emocional de 212 jovens entre 18 e 24 anos, fumantes e não fumantes, de três faixas de escolaridade (ensino fundamental, médio e superior), divididos igualmente em homens e mulheres. As novas imagens foram consideradas mais fortes e aversivas, em comparação com as anteriores, aumentando o potencial de afastamento do produto.
“O nosso foco são os jovens. Nós percebemos que a indústria desenvolve estratégias para capturar essa garotada e queremos mostrar a outra face da realidade”, afirmou o ministro da Saúde, José Gomes Temporão.


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