sábado, 14 de junho de 2008

STF investiga 25% dos parlamentares

São 123 deputados e 20 senadores suspeitos de crimes como fraudes e desvios de recursos; na Câmara, 20 paulistas são investigados.
09/06/2008
O Supremo Tribunal Federal (STF) investiga atualmente 123 deputados e 20 senadores, um total de 143 congressistas, ou um em cada quatro parlamentares. Nos últimos nove meses, o número de investigações saltou de 195 para 281, um aumento de 44%. Já a relação dos parlamentares investigados passou de 105 para 143, crescimento de 36,1%. Todos os 26 Estados e o Distrito Federal têm pelo menos um representante processado.
O número de congressistas que já são réus em ações penais no STF também impressiona. São 94 ações penais contra 42 deputados e 6 senadores, de acordo com levantamento feito pelo site Congresso em Foco. Desde setembro, 27 novas ações foram abertas contra 13 deputados e um senador: Fernando Collor (PTB-AL). O ex-presidente da República é réu em processo de corrupção passiva e peculato (desvio de dinheiro público).
O campeão de processos abertos é o deputado Neudo Campos (PP-RR), que acumula dez ações penais. O ex-governador de Roraima é acusado, entre outras coisas, de formação de quadrilha, fraude em licitações e desvio de dinheiro público. l

Na bancada paulista, Clodovil lidera ranking
Dono da maior bancada da Câmara, com 70 parlamentares, São Paulo tem 20 deputados sob investigação. Destes, metade responde a ação penal no Supremo, ou seja, é considerada ré (veja lista ao lado).
O líder de ações entre os paulistas é o deputado Clodovil (PR), que responde a quatro processos por crime ambiental e um por calúnia e difamação. Ele ainda é investigado em outro inquérito.
Eleito em 2006 com mais de 493 mil votos – a terceira maior votação do Estado –, o deputado não comenta as denúncias. Diz apenas que espera que “tudo se resolva”.
Abelardo Camarinha (PSB) é o segundo da lista, com quatro ações penais. Além disso, é investigado em outros oito inquéritos, que vão desde suspeita de crimes eleitorais até formação de quadrilha.
Paulo Maluf (PP) responde a três ações por crimes de responsabilidade e contra o sistema financeiro.
A lista completa pode ser encontrada em www.congressoemfoco.com.br.
http://www.destakjornal.com.br/noticia.asp?ref=26280

Nenhum comentário: