domingo, 15 de junho de 2008

Contra fraude, mudam as regras para renovar ou tirar habilitação

Entre as novas medidas, que valerão também para a renovação do documento, está a coleta de digitais pelas autoridades de trânsito
11/06/2008
O Detran vai implantar em 30 dias uma série de medidas de segurança para dificultar fraudes na emissão de carteiras de motorista. As regras valem, inclusive, para quem precisa renovar o documento.
A principal mudança está na coleta eletrônica de impressões digitais. Essa etapa, que hoje é realizada no exame médico, será feita pelas próprias autoridades de trânsito.
Além disso, em todas as etapas do processo de obtenção da carteira, a impressão digital será conferida com o arquivo armazenado na base de dados do Detran. Com isso, a Secretaria de Segurança espera impedir que laranjas façam exames no lugar de candidatos.
A troca de digitais foi utilizada por uma quadrilha desmantelada neste mês. O grupo é suspeito de vender habilitações para pessoas de oito Estados. Eles agiam em delegacias de trânsito do Estado.

Preparação específica
Ciro Vidal, presidente da comissão de trânsito da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil), concorda com as medidas. No entanto, diz que mais exigências, como treinamento de delegados de trânsito, deveriam ser adotadas.l

18 serão indiciados por venda de carta
O Ministério Público Estadual (MPE) vai indiciar 18 pessoas por envolvimento com o bando suspeito de fraudar habilitações em São Paulo. Elas vão responder por formação de quadrilha, organização criminosa, corrupção passiva e falsidade ideológica. A quadrilha atuava na delegacia de trânsito de Ferraz de Vasconcelos, burlando o sistema eletrônico de leitura de impressões digitais. Outras 37 delegacias estão sob suspeita. Juntas, elas teriam fraudado 200 mil carteiras, segundo o MPE.
http://www.destakjornal.com.br/noticia.asp?ref=26431

Nenhum comentário: