domingo, 31 de agosto de 2008

'Patrulha Verde' registra aumento de queimadas

[ 28/08 ]
Apesar do Corpo de Bombeiros constatar uma redução de 57% das queimadas em relação ao ano passado numa comparação entre os meses de julho e agosto, a prática ilegal continua sendo muito utilizada na cidade.

Prova disso é que o programa municipal Patrulha Verde, criado exatamente para auxiliar a corporação nos casos de menor gravidade, registrou o combate a 1.080 focos de queimadas entre os dias 16 de maio e 31 de julho, implicando num aumento de 36% em relação aos atendimentos prestados em 2007.

O clima seco dificulta a dispersão de poluentes, o que prejudica a qualidade do ar e a saúde de pessoas com problemas respiratórios, cardíacos e irritação nos olhos.

A campanha ainda conta com participação da comunidade, que pode denunciar ocorrências e realizar ações preventivas, pois a diminuição das queimadas reduz a necessidade de atendimentos nas unidades de saúde por problemas respiratórios. A população pode denunciar incêndios pelos telefones 193 (Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).

Em 1999 a Prefeitura regulamentou a lei número 5.847, que determina que queimada é crime e prevê uma multa de R$ 3,25 por metro quadrado de terreno afetado. Em caso de reincidência o valor dobra.
http://www.cruzeironet.com.br

Nenhum comentário: