sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Com festa épica, China dá início à Olimpíada

08/08 - 13:10hs
Com muita luz, fogos de artíficio e história, tocha olímpica é acesa e começa Olimpíada
Redação iG
Esporte
PEQUIM (China) - A China cumpriu o que havia prometido. Tanto mistério foi justificado quando, enfim, se revelou ao mundo a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2008. Na noite desta sexta-feira (manhã no Brasil), Pequim foi iluminada por luzes e fogos de artifício, numa das maiores festas da história da Olimpíada.

Logo no início da cerimônia, os anéis olímpicos entrelaçados surgiram no palco. Como por mágica, foram erguidos até ficarem em posição horizontal, "flutuando" no ar. Começava, ali, a 26ª edição dos Jogos Olímpicos modernos.

Na impressionante festa, os chineses contaram sua milenar história, destacando a importância dela para a civilização moderna. O comércio, o papel, a bússola o tai chi chuan e muitas outras heranças chinesas foram retratadas de forma magistral.

Como numa linha do tempo, a história da China caminhou até o presente, retratando o programa espacial chinês e a chegada do primeiro astronauta do país ao espaço. O número 8, tido como "da sorte" para os chineses, marcou presença na festa a partir de sua data, 8 de agosto, o mês 8.

Após uma festa majestosa, começaram a entrar no estádio Ninho do Pássaro as delegações de todos os 205 países participantes da Olimpíada. Os atletas pisavam em um pergaminho estendido no solo, coberto de tinta, para deixar as suas pegadas no local.

O Brasil, liderado pelo porta-bandeira Robert Scheidt, foi aplaudido ao entrar no estádio. A delegação vestia um terno verde e chapéu branco. Depois do desfile, eles foram para o centro do Ninho de Pássaro e logo tiraram o terno por causa do forte calor de 30º C em Pequim .

O delírio, porém, veio com a última delegação na pista. Depois de mais de duas horas de desfile, o gigante do basquete Yao Ming entra no Estádio Olímpico Nacional com a bandeira da República Nacional da China e o público aplaude de pé. Yao Ming foi acompanhado por Lin Hao, de apenas 9 anos, e considerado herói por ter sobrevivido ao terremoto na China e ainda ter ajudado no resgate de amigos da escola.

Depois de muita expectativa, a tocha olímpica chega ao Ninho de Pássaro. Depois de passar por toda a pista pelas mãos de diversos atletas, Li Ning, que ganhou três medalhas de ouro na Olimpíada de Los Angeles, em 1984, levanta vôo e percorre um pergaminho gigante que circula todo o Estádio Olímpico e acende a chama dos Jogos Olímpicos, que ilumina o local. A tocha permanecerá acesa até o dia 24 de agosto, encerramento dos Jogos de Pequim.

ultimosegundo.ig.com.br

*durante as Olimpíadas, o blog terá fotos "emprestadas" dos correspondentes na China!

Nenhum comentário: