sábado, 9 de agosto de 2008

Governo abre maior campanha de imunização já realizada no mundo

9 de Agosto de 2008 - 13h52 - Última modificação em 9 de Agosto de 2008 - 15h49
--> Daniel Lima Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Brasil iniciou hoje (9) uma campanha de vacinação, que, segundo o Ministério da Saúde, é a maior já realizada no mundo, para imunizar cerca de 70 milhões de adultos contra a rubéola e 16 milhões de crianças contra a paralisia infantil em todo o território nacional. A campanha vai até 12 de setembro.

A rubéola, conhecida também como “sarampo alemão”, é considerada pelo Ministério da Sáude um grande problema na atualidade porque, ao infectar mulheres grávidas, pode provocar cegueira, surdez, retardo mental e malformação congênita.

A única forma de eliminar o risco da doença é a vacinação.

Devem ser imunizados na Campanha Nacional de Vacinação para Eliminação da Rubéola homens e mulheres com idade entre 20 e 39 anos. Nos estados do Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte, a faixa etária foi estendida para pessoas de 12 a 39 anos para aumentar a cobertura contra a caxumba. Nesse caso, a vacinação estende-se também à população indígena que vive em aldeias. Mesmo quem já teve a doença ou já foi vacinado deve se vacinar novamente.

“Cada vacinação tem um faixa etária. [A vacinação contra] rubéola, sarampo e caxumba é destinada a uma faixa etária entre 20 e 39 anos, que a gente chama da faixa etária sexualmente ativa e reprodutiva”, disse o secretário de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde, Gerson Penna, ao explicar por que nem todas as pessoas serão vacinadas.

Segundo o secretário, a preocupação do governo em vacinar parte da população é porque no ano passado o Brasil começou a ter surtos de rubéola. Os homens são o maior foco da atual campanha, pois, dos 8.683 casos de rubéola confirmados no país em 2007, 70% eram pacientes do sexo masculino. As mulheres devem tomar a vacina também, porque só dessa forma contribuirão para eliminar a circulação do vírus .

“Rubéola é uma doença que dá no homem. Pode ser grave. Tira o homem do trabalho, e são os homens que estão fazendo circular os vírus no Brasil inteiro. Para cada US$ 1 gasto em vacina economizam-se US$ 12 na assistência a uma criança que tenha esse tipo de problema, além de ser um sofrimento eterno”, afirmou Penna.

O público entre 20 e 39 anos que vai ser imunizado contra rubéola tomará a vacina dupla viral, que também imuniza contra o sarampo. No caso dos estados em que a faixa foi estendida para atender a população a partir de 12 anos, a vacinha é a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola).

A vacina é contra-indicada para mulheres grávidas e pessoas que já tiveram reação alérgica grave à vacina, além com imunodeficiência congênita ou adquirida, pacientes que usam doses de corticóide, que baixam a imunidade, em tratamento quimioterápico e transplantados de medula óssea, se a cirurgia tiver ocorrido há menos de dois anos.

Também se realiza hoje a segunda etapa de vacinação contra a paralisia infantil. Todas as crianças menores de cinco anos devem ser levadas aos postos de saúde até as 17 horas.
http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2008/08/09/materia.2008-08-09.1658471122/view

Nenhum comentário: