sábado, 9 de agosto de 2008

Antes do referendo, Evo decreta medidas de exceção

sábado, 9 de agosto de 2008, 08:13
Por 60 horas reuniões e viagens ficam proibidas; carros também não poderão circular sem autorização
LA PAZ - Após a recusa de quatro governadores opositores em garantir a tranqüilidade da votação do referendo revogatório de domingo, 10, na Bolívia, o governo boliviano resolveu declarar medidas de exceção no país. Durante 60 horas, a partir deste sábado, 9, estão proibidas manifestações, reuniões partidárias e até espetáculos culturais que causem aglomeração de pessoas. Todos os cidadãos estão proibidos de viajar e os vôos locais serão suspensos. Também não poderão circular carros sem autorização no dia da consulta em que os bolivianos decidirão se o presidente do país, Evo Morales, o vice-presidente, Álvaro Garcia Linera, e oito dos nove governadores - seis deles opositores - permanecem ou não em seus cargos.

Veja também:
Equador respalda Morales e rejeita tentativa golpista na Bolívia
Bolívia vive crise antes de referendo
Igreja e Exército tentam reduzir tensão na Bolívia
Impedido de visitar 4 cidades, Evo diz que Bolívia vive ditadura
"Os grupos que não acatarem a decisão serão submetidos a sanções e, quando necessário, a polícia será acionada", disse na sexta-feira, 8, o diretor de Comunicações do governo boliviano, Gastón Nuñez.
Medidas como essa são relativamente comuns durante processos eleitorais na Bolívia. Pela lei, porém, elas devem ser decretadas pelos governos regionais e costumam ficar em vigência por menos tempo. O aumento das tensões e a recusa dos governadores de departamentos (Estados) opositores, contudo, levou o governo a adotá-las por conta própria.
Com a aproximação do referendo, os ataques entre Evo e os líderes da oposição estão mais freqüentes. Grupos críticos ao governo prometem bloquear estradas e queimar urnas para adiar a votação. Os aliados de Evo se dizem prontos para defender o referendo. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
http://www.estadao.com.br/internacional/not_int220549,0.htm

Nenhum comentário: