21/04/2008 » 17h06
A saturação de alguns setores de atividade por profissionais com formação superior está abrindo um promissor mercado para os cursos técnicos, num sensível aumento de demanda em relação há alguns anos atrás. Esse significativo aumento na procura por esses jovens profissionais, tem produzido ainda um outro efeito extremamente positivo: a maioria sai do curso técnico já com emprego garantido.
Vera Lígia Senedo Schiavuzzo, coordenadora pedagógica e do vestibulinho da Escola Técnica Coronel Fernando Febeliano da Costa (Etec), que integra o sistema Paula Souza, diz que além do mercado estar saturado de profissionais com formação superior, os cursos técnicos têm recebido um expressivo apoio do Ministério da Educação e do governo estadual, contando ainda com uma ênfase por parte das empresas.
Ela destaca que os alunos da Etec piracicabana, em sua grande maioria, assim que completam o período de estágio são admitidos como funcionários efetivos das empresas onde realizaram o treinamento.
Segundo Vera Lígia, os alunos que procuram os cursos técnicos têm sempre o mesmo perfil: pertencem à classe média baixa ou são egressos de escolas particulares, que deixaram de freqüentar porque os pais perderam as condições para mantê-los.
A coordenadora cita dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), indicando que entre as 20 melhores escolas públicas do país, excluindo as federais, 14 são escolas técnicas.
http://www.jornaldepiracicaba.com.br/news.php?news_id=60294
domingo, 27 de abril de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário