terça-feira, 15 de abril de 2008

Diretor da ANP anuncia poço gigante e ações da Petrobras disparam

Descoberta do que seria a 3ª maior reserva do mundo não é confirmada; à noite, agência diz que, afinal, dados são da imprensa
A declaração do diretor-geral da ANP (Agência Nacional do Petróleo), Haroldo Lima, de que a Petrobras teria encontrado mais um megacampo de petróleo fez as ações da estatal dispararem.
O novo campo seria cinco vezes maior que o gigante Tupi, descoberto no fim do ano passado.
Segundo disse Lima, em uma apresentação no Rio, caso confirmada, a descoberta deve ser a maior dos últimos 30 anos em todo o mundo. O campo de petróleo passaria a ser o terceiro maior do planeta, atrás do Gwar (Arábia Saudita) e do Burgan (Kuwait). A notícia criou confusão no mercado e fez as ações da petrolífera subirem mais de 6%.
Em nota, a Petrobras diz que, para comprovar o potencial da descoberta, será preciso a “perfuração de novos poços, testes de formação de longa duração e novos estudos geológicos”.
O poço no BM-S-9, conhecido como Carioca ou Pão de Açúcar, situado na Bacia de Santos, teria capacidade para encher 33 bilhões de barris de óleo equivalente (petróleo e gás).
Mas analistas receberam a notícia com cautela, já que essa área não abrangeria apenas um poço, o BM-S-9, mas também BM-S-8, BM-S-21 e BM-S-22.
Com dólar fraco, preço do petróleo tem novo recorde
O preço do petróleo bateu um novo recorde de fechamento ontem, dia de dólar fraco e problemas de fornecimento para a Nigéria e em um oleoduto nos Estados Unidos.
http://www.destakjornal.com.br/noticia.asp?ref=23459

Nenhum comentário: