19/4/2008
O cavaleiro Rogério Silva Clementino, 26 anos, garantiu ontem a primeira vaga do hipismo brasileiro nos Jogos Olímpicos de Pequim. Montando o cavalo puro sangue lusitano Nilo V.O., o cavaleiro entra para a história dos jogos como o primeiro negro na disputa hípica.
Rogério começou a trajetória rumo às Olimpíadas há sete anos, quando foi trabalhar no haras de Victor Oliva, a Coudelaria Ilha Verde, em Araçoiaba da Serra.
O cavaleiro obteve o índice de 65,417% no Grand Prix B – prova equivalente à 4ª seletiva Olímpica de Adestramento – realizada Clube Hípico de Santo Amaro, São Paulo. A avaliação foi da juíza belga Marriete Withages, enviada ao país pela FEI (Federação Eqüestre Internacional).
Rogério Silva Clementino agora vai integrar a equipe brasileira de hipismo, na modalidade adestramento.
Equitador da Coudelaria Ilha Verde, de Araçoiaba da Serra, propriedade do empresário paulistano Victor Oliva, o sul-matogrossense Rogério conta que praticamente nasceu em cima de um cavalo.
Foi peão de fazenda e de rodeio, mas a oportunidade de poder praticar e se dedicar aos esportes eqüestres só aconteceu quando chegou a Araçoiaba da Serra.
O empresário Victor Oliva apostou no potencial do cavaleiro e ofereceu toda a infra-estrutura necessária para transformá-lo num atleta de ponta.
Rogério correspondeu com vitórias, entre elas a medalha de bronze por equipe no Pan-Americano do Rio de Janeiro e os títulos de campeão brasileiro sênior 2006, campeão brasileiro sênior top em 2007.
Nilo V.O., montaria de Rogério Clementino, é de criação e propriedade do haras de Oliva. O puro sangue lusitano é o primeiro cavalo brasileiro a participar de uma Olimpíada na categoria adestramento.
As competições eqüestres nos Jogos Olímpicos terão como palco Hong Kong e não em Pequim, em função das condições climáticas da época dos Jogos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário