domingo, 21 de setembro de 2008

Lula quer reabrir compra de ações da Petrobras com FGTS para exploração do pré-sal

21/09/2008 da Folha Online
Reportagem de Kennedy Alencar, publicada na edição deste domingo da Folha (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL), informa que trabalhadores com conta no FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) poderão usar esses recursos numa nova rodada de investimentos na Petrobras. Para permitir capitalização, será preciso mudar a lei.

Quem já tem ações da Petrobras compradas com recursos do FGTS também poderá voltar a aplicar na empresa. Em 2000, o governo permitiu o uso do FGTS para a compra de ações da Petrobras.

De acordo com a reportagem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu permitir o uso do FGTS na capitalização da Petrobras para explorar o petróleo da camada pré-sal.

A reportagem informa ainda que Lula decidiu que a União fará uma capitalização da Petrobras a fim de elevar sua participação nos lucros da empresa, que tendem a aumentar bastante com a exploração do pré-sal.

De acordo com a reportagem, o Palácio do Planalto acredita que a medida amenizará a crítica de prejuízo aos acionistas minoritários com a capitalização que a União fará na Petrobras.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u447190.shtml

Nenhum comentário: