segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Federais dominam ranking das melhores universidades do Brasil

Ensino superior
Federais dominam ranking das melhores universidades do Brasil, segundo novo conceito do MEC
Publicada em 08/09/2008 às 15h16m O Globo Online
RIO - As universidades federais ocupam nove dos dez primeiros lugares no ranking do Índice Geral de Cursos (IGC), novo indicador criado pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar a qualidade das instituições de ensino superior. O índice foi divulgado em valores contínuos (que vão de 0 a 500) e em faixas (de 1 a 5). No país, a universidade que obteve a maior pontuação foi a federal de São Paulo, a Unifesp, com 439 pontos. O índice foi apresentado duas semanas depois do reitor da Unifesp ter pedido demissão devido a suspeitas de mau uso do cartão corporativo . A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na sétima posição, foi a mais bem colocada no Rio, com 392 pontos. A PUC do Rio é a primeira universidade privada a aparecer no ranking, na 9ª posição, com 385 pontos.

Confira o ranking das 10 melhores do Brasil *
Veja a tabela dos IGC das universidades*
Veja a tabela dos IGC dos Centros Universitários*
Veja os IGC das faculdades isoladas*

Cerca de 30% das universidades brasileiras encontram-se nas faixas 4 e 5, as mais altas do IGC. A faixa que concentrou o maior número de universidades foi a 3, com 63,1% das instituições, enquanto 5,1% apareceram na 2. A notícia boa é que nenhuma das instituições foi classificada na faixa 1, considerada a mais baixa. As instituições que aparecem sem nota ainda não tiveram o seu indicador calculado. USP e Unicamp não aparecem no ranking por não terem se submetido ao Enade. A ausência das universidades foi lamentada por Haddad.

Os números variam bastante na avaliação referente aos Centros Universitários. Apenas apresentam 9% de suas unidades com IGC 4 e 5, enquanto entre faculdades isoladas, integradas e outras, essa proporção é de 5%. Ao todo, 173 universidades, 131 centros universitários e 1.144 faculdades isoladas, integradas e outros tiveram seu IGC apresentado, em valores contínuos (que vão de 0 a 500) e em faixas (de 1 a 5). As instituições públicas estão mais bem posicionadas, reunindo o maior percentual de IGC 4 e 5: 35,5%. Entre as instituições privadas, essa proporção é de 4,9%.

Para calcular os índices, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do MEC, utilizou a média dos Conceitos Preliminares de Curso (CPCs) da instituição - componente relativo à graduação - e o conceito fixado pela Capes para a pós-graduação. A média dos conceitos dos cursos é ponderada pela distribuição dos alunos entre os diferentes níveis de ensino (graduação, mestrado e doutorado

Região Sul é a mais bem avaliada
Do total de 1.837 instituições cadastradas, em 2008 no MEC, 78,8% tiveram seu Índice Geral de Cursos divulgado. No País, instituições públicas são as que reúnem maior percentual de IGC 4 e 5: 35,5%. Entre as instituições privadas, essa proporção é de 4,9%. A Região Sul é a que concentra maior percentual de instituições com IGC máximo: 11,3% têm IGC igual a 4 ou 5. A seguir vêm as Regiões Sudeste, onde 8,8% das instituições têm IGC 4 e 5, Nordeste (7% de instituições com IGC 4 e 5), Centro-Oeste (3% das unidades com indicadores máximos) e Norte (0,9% de instituições com índice 4 e 5).

Para esta primeira divulgação do IGC, foram utilizados os Conceitos Preliminares de Curso (CPCs) referentes às edições do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) no período de 2005 a 2007. O CPC considera, além de resultados de avaliação de desempenho de estudantes, infra-estrutura e instalações, recursos didático-pedagógicos e corpo docente. A nota da Capes é referente à avaliação do triênio de 2004 a 2006. O IGC de cada IES do Brasil será divulgado anualmente pelo Inep/MEC, sempre em momento imediatamente posterior à divulgação dos resultados do Enade e do CPC.

Leia mais:
Mais de 500 cursos de graduação do país são reprovados pelo MEC*

*Os links não puderam ser copiados. Acesse os infográficos em http://oglobo.globo.com/educacao/mat/2008/09/08/federais_dominam_ranking_das_melhores_universidades_do_brasil_segundo_novo_conceito_do_mec-548127764.asp

Nenhum comentário: