domingo, 28 de junho de 2009

Ataque cardíaco mata Michael Jackson, 50 anos

O ADEUS DO ASTRO
Publicado em 26/06/2009
Michael Jackson, cantor, dançarino e um dos maiores artistas da música pop contemporânea, morreu ontem, aos 50 anos, após sofrer um ataque cardíaco.

Às 12h21 locais, o serviço de emergência de Los Angeles foi acionado e encontrou o Rei do Pop em casa, sem respirar. Michael chegou em coma ao hospital da Universidade da Califórnia.

No fim da tarde, na Califórnia, legistas confirmaram a morte, mas sem certeza sobre o horário ou o motivo que teria levado Michael a um colapso, termo usado por Brian Oxman, advogado da família.

Assim que a internação foi anunciada, inicialmente pelo site TMZ, centenas de fãs começaram a se aglomerar em frente ao hospital e à casa do cantor. No começo da noite, uma multidão fazia vigília à espera de notícias.

A confusão acerca do estado de saúde de Michael Jackson foi o último capítulo de uma vida marcada por polêmicas e controvérsias.

O artista solo que mais vendeu discos na história - mais de 200 milhões -, que revolucionou o videoclipe e criou passos de dança imitados até hoje, enfrentou críticas pelas cirurgias plásticas, que desfiguraram seu rosto e deixaram branca a pele do menino negro que surgiu para a música ainda nos anos 1960.

Michael enfrentou dois processos por abuso sexual contra crianças e desde 2001 não lançava um disco. No dia 13 de julho, iniciaria temporada de 50 shows em Londres.

O cantor deixa três filhos - Prince Michael, de 7 anos, Paris Michael, 11, e Michael Jr., 12, frutos dos casamentos com Lisa Marie Presley, filha de Elvis (1994-1996), e com a enfermeira Debbie Rowe (1996-1999). l

Morte do Rei

do Pop paralisa o Twitter

A morte de Michael Jackson mobilizou a comunidade virtual. O Twitter repercutiu a informação imediatamente. "RIP Michael Jackson" (sigla de "descanse em paz") ficou em primeiro nos trending topics (assuntos mais comentados). Coincidência ou não, a rede de microblogging sofreu horas com lentidão. O mesmo ocorreu no YouTube, onde clipes do cantor estavam entre os vídeos mais vistos.

Linha do tempo

1958 Michael Joseph Jackson nasce dia 29 de agosto em Gary, no Estado americano de Indiana.

1963 Ao lado dos irmãos Marlon, Kacie, Tito e Jermaine forma o grupo Jackson 5.

1972 Lança o primeiro álbum solo pela gravadora Motown.

1983 O álbum Thriller se torna o mais vendido de todos os tempos.

1984 As cirurgias plásticas começam a evidenciar transformação do rosto do cantor.

1985 Michael ganha dois prêmios Grammy. Ao todo, foram 13.

1993 É acusado de abuso sexual contra menino de 13 anos, mas o caso não chega à Justiça.

2005 Por nova denúncia de pedofilia, o cantor vai ao tribunal e é inocentado por falta de provas.

2006 Com problemas financeiros, vende o rancho Neverland.

2009 Morre no dia 25 de junho, a 18 dias de iniciar uma turnê de 50 shows em Londres.

Nenhum comentário: