segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Os 'Diálogos' de Platão

Platão (429-347 a.C.) não apresentou suas idéias em nenhum tratado sistemático, e seu pensamento tem de ser deduzido a partir dos textos escritos em forma de "diálogo" em que ele não aparece abertamente. O encanto principal dos Diálogos consiste na encenação dramática, na descrição dos cenários, nos personagens divertidos e na ironia jovial de Sócrates (469-399 a.C.), personagem principal de muitos deles. Embora a datação da obra de Platão ainda seja objeto de grande controvérsia, pode-se agrupar os textos mais ou menos desta maneira:

1º grupo [399 a 387 a.C.] : Sócrates e suas idéias são os personagens principais (Ex.: Íon, Eutífron, Apologia, Críton);

2º grupo [387 a 367 a.C.]: Sócrates é figura dominante, mas grande parte de seu pensamento é, na verdade, do próprio Platão (Ex.: Fédon, Banquete, República, Teeteto);

3º grupo [360 a 347 a.C.]: Sócrates raramente aparece, e as idéias apresentadas são as de Platão (Ex.: Sofista, Timeu, Leis).


Apologia1 de Sócrates
Atenienses, tenho por vós consideração e afeto mas antes quero obedecer ao deus do que a vós, e, enquanto tiver um sopro de vida, enquanto me restar um pouco de energia, não deixarei de filosofar e de vos advertir e aconselhar, a qualquer de vós que eu encontre. Dir-vos-ei, segundo o meu costume: 'Meu caro amigo, és ateniense, natural de uma cidade que é a maior e a mais afamada pela sabedoria e pelo poder, e não te envergonhas de só cuidares de riquezas e dos meios de as aumentares o mais que puderes, de só pensares em glória e honras, sem a mínima preocupação com o que há em ti de racional, com a verdade e com a maneira de tornar a tua alma o melhor possível'?

E, se algum de vós me replicar que com tudo isso se preocupa, não o largarei imediatamente, não irei logo embora, mas interrogá-lo-ei, analisarei e refutarei as suas opiniões e, se chegar à conclusão de que não possui a virtude, embora o afirme, censurá-lo-ei de ter em tão pouca conta as coisas mais preciosas e prezar tanto as mais desprezíveis. (...)"
[ Pl.Ap. 29c-d ]

Fédon
"Ora, examinemos a questão por este lado: é, em suma, no Hades que estão as almas do defuntos, ou não? Pois, conforme diz uma antiga tradição nossa conhecida, lá se encontram as almas dos que se foram daqui, e elas novamente, insisto, para cá voltam e renascem dos mortos. E se assim é, se dos mortos nascem os vivos, que podemos admitir senão que nossas almas devem mesmo estar lá? Sem dúvida, não poderia haver novo nascimento para almas que já não tivessem existência, e para provar esta existência bastaria tornar manifesto que os vivos não nascem senão dos mortos. Mas se as coisas não se passarem assim, então algum outro argumento será necessário."

"Isso é absolutamente certo", disse Cebes.

"Toma cuidado, pois", continuou Sócrates, "não caias no erro de encarar essa questão unicamente em relação ao homem mas, se desejas que ela se torne mais fácil, considera-a também em relação a tudo que é animal ou planta. (...)".
[ Pl.Phd. 70 ]

Político
ESTRANGEIRO
Ora, é claro que, de certo modo, a legislação é função real; entretanto o mais importante não é dar força às leis, mas ao homem real, dotado de prudência. Sabes por quê?
SÓCRATES, O JOVEM2
Qual é a tua explicação?
ESTRANGEIRO
É que a lei jamais seria capaz de estabelecer, ao mesmo tempo, o melhor e o mais justo para todos, de modo a ordenar as prescrições mais convenientes. A diversidade que há entre os homens e as ações, e por assim dizer, a permanente instabilidade das coisas humanas, não admite em nenhuma arte, e em assunto algum, um absoluto que valha para todos os casos e para todos os tempos. Creio que estamos de acordo sobre esse ponto.
SÓCRATES
Sem dúvida.
[ Pl.Plt. 294 ]

Tradução:— Apologia: Manuel O. Pulquério;— Fédon e Político: J. Peleikat & J.C. Costa.

Notas
1. Apologia, em grego, é um "discurso de defesa". Nesse famoso diálogo, Platão reconstituiu a defesa apresentada por Sócrates (469-399 a.C.) em seu julgamento.
2. Esse personagem não é "o" Sócrates...
greciantiga.org/ini/ini03-2.asp

Nenhum comentário: