sábado, 1 de novembro de 2008

71% dos jovens têm pouco preparo para entrar no mercado

Publicado em 25/10/2008

Estudo que leva em conta escolaridade e qualidade de ensino situa o Brasil em penúltimo lugar entre seis países da América Latina

A maioria dos jovens brasileiros não está preparada para obter bons empregos - que exigem qualificação e oferecem boa remuneração -, diz um estudo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Entre os seis países latino-americanos avaliados, o Brasil tem a segunda maior proporção de jovens entre 15 e 19 anos considerados despreparados para o mercado de trabalho, 71,6%.

Os menores porcentuais de despreparo, segundo reportagem do jornal O Globo, são os da Argentina e do Chile. Mesmo nesses países, entretanto, a maioria dos jovens chega ao mercado de trabalho com preparo deficiente.

O cálculo levou em conta a escolaridade e a qualidade do ensino. Foram considerados o percentual de jovens de 18 e 19 anos que não concluíram a nona série da educação básica (que, no Brasil, corresponde ao primeiro ano do ensino médio) e o desempenho na prova do Pisa, que avalia alunos de 15 anos em diversos países. No caso do Brasil, os dados utilizados são de 2003.
O BID reconhece que o acesso à educação avançou na América Latina, mas assinala que tem produzido pouco efeito em razão da baixa aprendizagem.

Tarefa urgente O presidente do banco, Luis Alberto Moreno, alertou que, para "sobreviver na competitiva economia global", os países da região precisam elevar drasticamente a qualidade da educação.

http://www.destakjornal.com.br/readContent.aspx?id=14,3456

Nenhum comentário: