segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Escola de Atenas - Rafael


Platão e Aristóteles.
Nessa obra famosa, pintada por Rafael (1483/1520) em uma sala do Palácio do Vaticano por encomenda do Papa Júlio II, diversos filósofos gregos e não-gregos de diferentes épocas, além de vários cientistas, estão entretidos em animada conversação. Rafael representou, de forma idealizada e do ponto de vista renascentista, as mais importantes figuras da filosofia e da ciência do Mundo Greco-Romano.

Platão e Aristóteles, os dois filósofos gregos que mais influenciaram o pensamento ocidental, ocupam o centro do afresco e dominam toda a cena. Platão, um ancião, aponta para o céu com a mão direita, gesto que representa a "teoria das formas" (abstrata e intangível); o vigoroso Aristóteles, seu discípulo dileto, gesticula também com a direita em direção à terra, o que representa a "percepção pelos sentidos", base de sua concreta teoria do conhecimento. Platão defende, portanto, os méritos do idealismo, enquanto Aristóteles defende o realismo.

Ambos carregam livros. Platão tem em mãos o Timeu, um de seus diálogos mais estudados pelos renascentistas; Aristóteles segura o seu livro Ética a Nicômaco.


Veja também:
http://en.wikipedia.org/wiki/The_School_of_Athens

Nenhum comentário: