domingo, 19 de abril de 2009

UFRGS rejeita substituição do vestibular pelo novo Enem

A proposta do Ministério da Educação de substituir o vestibular atual por um novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como prova única de seleção em todo o país sofreu ontem seu primeiro grande revés.

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS) anunciou que, pelo menos por enquanto, a instituição irá manter seu vestibular próprio para o próximo ano.

O reitor Carlos Alexandre Netto defende que os próximos vestibulares adotem, em parte, o modelo proposto pelo governo - mas não como única forma de seleção. Uma reunião dos Conselhos Superiores da universidade gaúcha deve definir em julho qual será o novo sistema adotado pela UFGRS.

A proposta do vestibular unificado foi apresentada pelo MEC aos reitores das 55 universidades federais brasileiras no mês passado. A ideia é fazer do Enem um processo seletivo para todas as instituições, com questões de conteúdos específicos e conhecimentos gerais.

O governo também terá de enfrentar a resistência do movimento estudantil para tirar sua proposta do papel. Ontem cerca de 1,5 mil manifestantes da União Nacional dos Estudantes (UNE) ocuparam parte da Avenida Paulista, em São Paulo, para defender o "fim do vestibular". Eles propõem um exame que seria aplicado ao fim de cada um dos três anos do ensino médio e serviria para seleção.

http://www.destakjornal.com.br/readContent.aspx?id=14,37019

Nenhum comentário: