domingo, 29 de março de 2009

MEC propõe substituir vestibular por novo Enem

O Ministério da Educação (MEC) apresentou ontem a reitores de universidades federais a proposta de substituir os vestibulares tradicionais por um novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A ideia é que um teste único, realizado em todo o país, na mesma data, selecione estudantes para ingresso em qualquer universidade federal, e até mesmo em instituições particulares.

O novo Enem seria formado por uma redação e quatro provas de múltipla escolha: português, matemática, ciências naturais e ciências humanas. A exemplo do Scholastic Assessment Test (SAT), realizado nos Estados Unidos, a pontuação no novo Enem decidiria quem fica com a vaga, em qualquer curso. Além disso, um estudante de Roraima que pleiteasse vaga numa instituição do Rio de Janeiro poderia fazer a prova em sua própria cidade, Boa Vista.

O MEC quer evitar a decoreba e as pegadinhas dos vestibulares, mas não abre mão de cobrar conteúdos do ensino médio. Por isso, o novo exame deverá ter formato intermediário entre o atual Enem, que privilegia a avaliação de habilidades e ciências, sem preocupações com os conteúdos do ensino médio, e o vestibular tradicional. A ideia é que o novo Enem ajude a melhorar a qualidade do ensino médio, orientando currículos pelo país afora.

O Globo, 25/03/2009

Nenhum comentário: