domingo, 8 de março de 2009

Com apoio do PMDB, Collor é eleito a cargo estratégico no Senado

Publicado em 05/03/2009

Ex-presidente da República vai presidir Comissão de Infraestrutura, pela qual passará projetos do PAC e de exploração de petróleo
O senador Fernando Collor (PTB-AL) de Melo foi escolhido ontem para a presidência da Comissão de Infraestrutura, derrotando a petista Ideli Salvati (SC).
É por essa comissão que projetos do PAC e de extração de petróleo têm de passar antes de ser aprovados. "É a volta por cima com os pés no chão", disse o senador ao comemorar sua vitória.
Collor, que enfrentou processo de impeachment em 1992 quando era presidente da República, derrotou Ideli por 13 votos a 10, graças ao empenho do líder da bancada do PMDB, Renan Calheiros.

Negociação
A liderança do PMDB ficou ao lado de Collor como parte da negociação que levou José Sarney (AP) à presidência do Senado, em fevereiro. Na ocasião, o PTB apoiou Sarney contra Tião Viana (PT-AC).

Revolta
A manobra do PMDB gerou revolta no PT. Pela tradição, as comissões parlamentares mais importantes são divididas de acordo com o tamanho das bancadas. Por essa divisão, o PT teria o direito a indicar o presidente da Comissão Infraestrutura. O senador Aloízio Mercadante (SP) chamou o acordo de "aliança espúria". Collor reagiu: "As negociações foram abertas. O senador Mercadante deveria ter mais respeito pelos colegas.
http://www.destakjornal.com.br/readContent.aspx?id=14,34275

Nenhum comentário: