domingo, 13 de setembro de 2009

TSE usará hackers para testar urna eletrônica

13h41 O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pediu a hackers e cidadãos uma ajuda para encontrarm falhas na segurança das urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições de 2010. Serão feitos testes públicos abertos a todos os interessados

11 de Setembro de 2009 - 13h41 - Última modificação em 11 de Setembro de 2009 - 15h09

Brasília - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está desafiando hackers e cidadãos a encontrarem falhas na segurança das urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições de 2010. Para tanto, promoverá a partir de hoje (11) testes públicos abertos a todos os interessados em investigar se, de fato, é possível fraudar as eleições por meio dessas urnas, inclusive premiando as contribuições mais relevantes.

“O Poder Judiciário abrirá os sistemas para cidadãos e hackers testarem se as urnas são ou não suscetíveis a fraudes”, disse o ministro Ricardo Lewandowski, do TSE. “Qualquer cidadão poderá participar”, completou. O processo será acompanhado pelo Ministério Público Federal, pela Ordem dos Advogados do Brasil, pela Polícia Federal e pelo Tribunal de Contas da União.

Para participarem dos testes, os interessados deverão se inscrever pessoalmente ou via correspondência registrada – apresentando um plano com uma descrição dos procedimentos que desejam realizar – no período entre 11 de setembro e 13 de outubro, das 8 às 19 horas, no setor de protocolo do TSE.

O formulário de inscrição e de apresentação do plano já estão disponíveis no site do TSE (www.tse.gov.br), e a divulgação dos selecionados para a realização de testes será em 26 de outubro. Segundo o secretário do TSE, os testes públicos serão realizados entre os dias 10 e 13 de novembro, e a divulgação dos resultados será no dia 20 de novembro.

Nenhum comentário: