domingo, 13 de setembro de 2009

Desmatamento no cerrado é o dobro da floresta amazônica

AMBIENTE
Publicado em 11/09/2009
País derruba 20 mil quilômetros quadrados do bioma a cada ano; Mato Grosso é Estado com mais cidades na lista dos que desmatam

O cerrado brasileiro tem 20 mil quilômetros quadrados de área desmatada a cada ano. Isso é o dobro do que é desmatado no mesmo período na Amazônia, segundo o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc.

Os dados do primeiro monitoramento do desmatamento no cerrado foram divulgados ontem. "Há dez anos, tanto na Amazônia como no cerrado, eram desmatados 20 mil quilômetros quadrados por ano", disse Minc, explicando que, no caso da floresta amazônica, esse ritmo foi reduzido.

As lavouras de cana-de-açúcar e soja, a pecuária e a produção de carvão são os principais responsáveis pela derrubada de mata no bioma.

Os municípios listados pelo ministério como os que mais desmatam (liderados pelos do Mato Grosso) terão a fiscalização reforçada. Minc apoiou também o projeto que torna patrimônio nacional o cerrado e a caatinga.l

Minc defende descriminalizar maconha em show de reggae

Dançando ao ritmo do reggae, o ministro Carlos Minc fez um rápido discurso durante show da banda Tribo de Jah, na Chapada dos Veadeiros (GO), na segunda-feira, em que defendeu a descriminalização do uso da maconha.

"Ontem, a gente meteu 3 a 1 na Argentina. Só que tem um outro placar em que a gente tá perdendo da Argentina. Os juízes da Argentina descriminalizaram [o uso da maconha]. O usuário não é criminoso. Vamos virar esse jogo para acabar com a hipocrisia", disse o ministro, muito aplaudido pela plateia.

O vídeo está no YouTube.

Nenhum comentário: