domingo, 31 de maio de 2009

Aquecimento global mata 315.000 pessoas ao ano

Clima

29/05/2009 23:33

O aquecimento global já é responsável pela morte de 315.000 pessoas por ano. De acordo com um relatório divulgado nesta sexta-feira pelo Fórum Humanitário Global, grupo liderado pelo ex-secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) Kofi Annan, as mortes provocadas pelas mudanças climáticas são decorrentes de fatores como a fome, doenças e desastres naturais.

O relatório diz ainda que o número de mortes deve subir para 500.000 até 2030. Segundo a entidade, o aquecimento global afeta seriamente 325 milhões de pessoas e provoca 125 bilhões de dólares em perdas econômicas todos os anos ao redor do mundo. De acordo com o estudo, nove entre cada dez mortes relacionadas à mudança climática são casos de desnutrição, diarreia e malária, superando o número de vítimas de desastres naturais diretamente relacionados ao clima. 

A publicação da pesquisa, que conta com o apoio de vários institutos e agências internacionais, faz parte de uma estratégia que busca "pressionar" os governos para alcançar um acordo na Cúpula Mundial do Clima, que será realizada em dezembro, em Copenhague, na Dinamarca. Annan lamentou que a crise econômica tenha relegado a luta contra a mudança climática a um segundo plano. "A mudança climática não vai esperar", afirmou. O estudo foi elaborado a partir da análise de informações públicas sobre desastres naturais. Para o ex-secretario da ONU, o problema do aquecimento também representa uma ameaça à saúde, à produção de alimentos e à segurança no mundo.

O relatório indica que as consequências mais graves do aquecimento global afetam, sobretudo, as populações de países pobres - 99% das pessoas que morrem em razão das consequências da mudança climática estão em países em desenvolvimento. Esses países, porém, emitem apenas 1% do CO2 que polui a atmosfera terrestre. Nos próximos 20 anos, o número de pessoas que sofrem de fome crônica deverá saltar de 45 milhões para 90 milhões. Ao mesmo tempo, é esperada uma redução na produção de alimentos e elevação dos preços em cerca de 20%.

As áreas mais afetadas serão o Saara, o Oriente Médio, a Ásia Central, a África Subsaariana, o sul e sudeste da Ásia, a América Latina, partes dos Estados Unidos, países localizados em pequenas ilhas e a região do Ártico. A Austrália deve ser o país que mais sofrerá com os efeitos negativos do clima. Nos últimos 15 anos, o aumento de temperatura e a diminuição de chuvas causaram sua pior seca já registrada.

(Com agência Reuters)

http://revistadasemana.abril.com.br/conteudo/ciencia_saude/conteudo_ciencia_saude_474071.shtml

Nenhum comentário: