sexta-feira, 18 de março de 2011

Material para júri simulado


Conferência do uso recreativo de drogas na França.

Postado por TULI em Notícias


 

No dia 18 de Maio, a equipe da Rádio Legalize esteve presente na Conferência do uso recreativo de drogas na França, que ocorreu no IFCS. O Palestrante foi Dominique Duprez, professor da Université Sciences et Technologies de Lille, na mesa também estavam Joana Vargas, professora da UFRJ do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas, a socióloga Vivian Paes e a professora Kátia Sento Sé Mello. O assunto principal da mesa foi Política de Redução de Danos, adotada pela França a partir do ano de 1995.
O palestrante nos fala um pouco de como são as festas "rave" e "superdancing", que colocam em prática alguns conceitos da Política de Redução de Danos, e nos ajuda a melhor compreendê-la: elas costumam durar dias, possuem tendas com folhetos informativos das conseqüências que cada mistura de drogas diferentes pode causar no usuário, possuem também objetos (como seringas e canudos para cocaína) para que essas drogas sejam consumidas de uma maneira mais segura, além de materiais que podem testar a pureza da cocaína a ser consumida. O uso de drogas nesse tipo de festa é explícito, e as mais consumidas são o êxtase, a cocaína, o LSD e a maconha. Segundo o professor Dominique Duprez, seria impossível dançar durante cinco dias em uma festa sem o consumo das mesmas.
A Política de Redução de Danos passou a ser adotada inicialmente pelos Países Baixos a partir do momento em que a AIDS se espalhou, na década de 1990. Nos Estados Unidos, nessa mesma época, mantinham a política de repressão, onde, a conseqüência foi um crescimento enorme na quantidade de pessoas infectadas pelo vírus da AIDS, por conta do compatilhamento de seringas e sua conseqüente contaminação através do sangue. A partir de então, a França adota uma mudança na forma de tratamento com os viciados: o tratamento que era feito através da abstinência passa a ser o da substituição da cocaína pela metadona, que, por também ser uma substância viciante foi, mais tarde, substituída por pequenas doses da própria cocaína.
O professor Dominique critica o fato de a França ainda possuir falhas ao adotar essa política, pois, o governo francês não da o apoio para que a mesma possa ser realizada. O vídeo da conferência foi adicionado à 
TV Rádio Legalize, para conferir acesse.

Tuli Chebabi


 

Nenhum comentário: