sexta-feira, 18 de março de 2011

Material para júri simulado

Pesquisa da Unifesp afirma que autoestima afasta os jovens das drogas (14/01/2011)


 

Características como autoestima, determinação, disciplina e adaptabilidade diminuem as chances de adolescentes abusarem de álcool e cigarro, além de outras drogas, revela uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) com 2.691 estudantes do ensino médio, a maioria com idade entre 15 e 16 anos.

O estudo mostrou ainda que a droga mais consumida pelos jovens, no mês anterior à pesquisa, foi o álcool (50,2%). Em seguida, aparecem o tabaco (14,1%) e outras drogas (11,6%).

A pesquisa foi apresentada como dissertação de mestrado no departamento de psicologia da Unifesp pela pesquisadora Tatiana de Castro Amato, para quem o resultado ressalta a relevância de ações e valores, especialmente a disciplina e determinação, para a prevenção ao uso de drogas na adolescência, cuja prática tem sido um grande desafio. ´´Esses fatores estão mais relacionados à prática esportiva e ao bom desempenho escolar. Saber que eles também se relacionam ao menor uso de drogas os tornam mais preciosos para o desenvolvimento do adolescente´´, diz Tatiana.

De acordo com ela, existem poucos trabalhos que abordam quais comportamentos ou características dos adolescentes diminuem as chances de envolvimento com o uso abusivo de drogas ou de comportamentos de risco - a maioria tenta apenas responder o que leva ao uso do tóxico. Para ela, a redução da vulnerabilidade dos adolescentes a partir do investimento em hábitos, características internas e ambientes saudáveis ao desenvolvimento deve ser objetivo dos programas de promoção da saúde.

Ela também destaca que intervenções em escolas e serviços de saúde com foco em autonomia e responsabilidade do adolescente têm se mostrado eficientes na prevenção do problema.


 

Nenhum comentário: