segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Em 20 anos, negros terão renda igual à dos brancos

Destak, 15/10/2008

Estudo divulgado ontem pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2007, aponta que negros e brancos devem ter rendimentos iguais somente a partir de 2029.

Apesar de a diferença de renda vir caindo desde 1998 e, mais fortemente, nos últimos anos, os dados da Pnad mostram que, em 2007, o rendimento per capita dos brancos ainda era 2,06 vezes superior ao dos negros – pretos e pardos, segundo nomenclatura do IBGE.

Segundo o Ipea, os programas sociais implementados no país a partir da década de 1990 explicariam a redução da diferença de renda. “É possível que essa redução não seja conseqüência de uma diminuição nas práticas discriminatórias, mas sim do fato de os negros serem maioria entre os beneficiários do Bolsa Família e outros mecanismos de redução da desigualdade”, avalia o estudo.Segundo a análise, 72% da queda de desigualdade se deve a esse tipo de distribuição de renda, e apenas 28% aconteceu em razão da mobilidade social dos negros (migração para para classes mais altas). Isso indicaria ausência de políticas raciais de ação afirmativa “de envergadura”. Apesar disso , o Ipea constata que “os negros estão melhorando sua posição na sociedade com relativa rapidez”.

Analfabetismo
O estudo aponta ainda que, em 2007, a taxa de analfabetismo entre os negros ainda era mais de duas vezes superior à taxa entre os brancos (14,1% contra 6,1%).

Com relação aos anos de estudo, os negros também continuam atrás dos brancos: média de 6,4 contra 8,2 anos.

http://www.destakjornal.com.br/noticia.asp?ref=33592&pos=10

Nenhum comentário: