domingo, 8 de novembro de 2009

Noticias da Semana

Manchetes Folha de São Paulo

Governo apura fraudes de R$ 5,75 bi em pregões
Segunda, 2.nov

Após queda, passagem de avião vai aumentar
Terça, 3.nov

Expansão e dólar barato estimulam importação
Quarta, 4.nov

Novas medidas tentarão reduzir entrada de dólar
Quinta, 5.nov

ONU cobra do Brasil meta de emissão de gás-estufa
Sexta, 6.nov

Cesta básica pesa menos no orçamento dos pobres
Sábado, 7.nov

 

Uniban expulsa aluna hostilizada por usar vestido curto

A Uniban decidiu expulsar a estudante Geyse Arruda, de 20 anos, hostilizada na universidade por cerca de 700 colegas no último dia 22. Na ocasião, a aluna foi xingada e cercada por estudantes por usar um vestido rosa e curto. A decisão foi publicada em anúncio em jornais de São Paulo deste domingo.

No comunicado, chamado "A educação se faz com atitude e não com complacência", a universidade informa que a aluna que estava no primeiro ano de turismo "frequentava a Uniban com trajes inadequados, indicando postura incompatível com o ambiente da universidade". Segundo o texto, ela teria sido alertada e não modificou seu comportamento.
A partir de uma sindicância que ouviu alunos, professores, funcionários e a estudante, a Uniban apurou que no dia do tumulto Geyse teria feito "um percurso maior do que o habitual para aumentar sua exposição, chegando a posar para fotos". A nota afirma ainda que a aluna, quando estava no banheiro, se negou a complementar a roupa para desfazer o clima criado.

Sobre o depoimento de Geyse, a Uniban afirma que a aluna "demonstrou um comportamento instável, que oscilava entre a euforia e o desinteresse".
Reação da aluna

Neste sábado, ao saber da notícia pela impresa, a aluna disse que ficou surpresa com expulsão e pretende processar a Uniban, segundo reportagem do jornal "Folha de São Paulo".

Decisão

Além de desligar a aluna, a Uniban decidiu suspender temporariamente os alunos envolvidos e identificados no incidente. O comunicado não detalha quem e quantos seriam estes estudantes.

O tumulto
No dia 22 de outubro, uma quinta-feira, a estudante foi à universidade, localizada em São Bernardo do Campo, no ABC, com um vestido rosa curto. Quando subia uma rampa, alguns alunos começaram a assobiar e cantá-la, mas, em pouco tempo, os gracejos deram lugar a ofensas e palavrões.

Ao entrar no banheiro, Geyse relatou que uma roda se formou e ela precisou da ajuda dos colegas para conseguir chegar até a sala de aula. Diversos alunos tiraram fotos e filmaram com o celular.
A confusão só acabou por volta das 22h com a chegada da Polícia Militar, que abriu caminho entre os estudantes com ajuda de spray de pimenta e escoltou a jovem até a casa dela.

Por cima do vestido, Geyse colocou um jaleco branco fornecido por um professor. No dia seguinte ao fato, o vídeo com os xingamentos já estava no YouTube e contabilizava milhares de acessos.

http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2009/11/07/uniban+expulsa+aluna+hostilizada+por+usar+vestido+curto+9042025.html

 

Caetano diz preferir Marina e chama Lula de 'analfabeto'

O cantor Caetano Veloso anunciou, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, sua decisão de votar na senadora Marina Silva para a Presidência da República, que, segundo ele, é uma mistura de Barack Obama (presidente dos Estados Unidos) e Luiz Inácio Lula da Silva, a quem chamou de "analfabeto". "Não posso deixar de votar nela. É por demais forte, simbolicamente, para eu não me abalar. Marina é Lula e é Obama ao mesmo tempo. Ela é meio preta, é cabocla, é inteligente como o Obama, não é analfabeta como o Lula, que não sabe falar, é cafona falando, grosseiro. Ela fala bem."
Apesar de já ter divulgado sua preferência na eleição do ano que vem, Caetano afirmou que todos os nomes que têm se apresentado como possíveis sucessores do presidente Lula tem "nível bom". "Vou falar em Aécio (Aécio Neves, governador de Minas Gerais pelo PSDB), de quem eu gosto muito. Talvez seja meu favorito entre os gestores. Porque acho que o Serra (José Serra, governador paulista, também do PSDB) talvez ficasse mais isolado que o Aécio. E a (ministra da Casa Civil e pré-candidata do PT) Dilma Rousseff talvez ficasse muito presa ao esquema estabelecido de ocupação dos espaços estatais pelo governo do PT."
Ao falar sobre a capacidade da pré-candidata do PV de gerir o País, caso vença as eleições do ano que vem, o cantor afirmou que a senadora "é muito responsável e muito sensata". "Se empenhar as energias para ganhar e se tornar capaz disso, ela levará a sensatez ao ponto de poder gerir. Suponho que agora ela não parece ter essa capacidade (de gerir), com as coisas como estão", disse.

Senado ignora Supremo e mantém senador cassado

O Senado não afastou do cargo o senador Expedito Júnior (PSDB-RO), como manda a decisão do Supremo Tribunal Federal, e resolveu encaminhar o caso para ser analisado pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça). A posse do substituto teve de ser desmarcada.
O senador Expedito Júnior foi cassado pela Justiça Eleitoral por abuso de poder econômico e compra de votos na eleição de 2006.
Na semana passada, o STF julgou ação proposta pelo segundo colocado nas eleições, Acir Marcos Gurgacz (PDT-RO). Ele pediu para tomar posse no lugar de Expedito, já que tanto o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de Rondônia -que o cassou em 2008- como o Tribunal Superior Eleitoral -que confirmou a decisão em junho deste ano- determinaram sua saída imediata.
O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), mandou publicar a decisão e convocou o pedetista a assumir a cadeira ontem, ao mesmo tempo em que reuniu a Mesa Diretora para deliberar sobre o assunto.
Como a decisão deve ser colegiada, a Mesa decidiu mais uma vez ignorar o Supremo e aceitar o recurso de Expedito ontem para que ele pudesse se defender na CCJ. Com isso, a posse de Gurgacz foi adiada e o tucano segue no cargo.
A decisão revoltou o PDT que promete ingressar no Supremo para comunicar o que considera uma insubordinação do Senado. O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) não descartou pedir na ação a prisão dos dirigentes da Casa. "Sarney trata essa Casa como se fosse dele. Determinação do Supremo não é para ser estudada."
Sarney respondeu com ironia: "Peço que não me levem cigarro porque não fumo, mas que me confortem". Ele admitiu que a decisão pode ser interpretada como uma afronta ao STF e, por isso, disse que votou contra o adiamento.
O presidente da CCJ, Demóstenes Torres (DEM-GO), vai relatar o recurso e adiantou que seu parecer será pelo afastamento de Expedito. Ele se comprometeu a votar o recurso na próxima semana ou amanhã, se houver quorum. A CCJ não tem poderes para mudar a decisão do Supremo.
No final do dia, Sarney divulgou os votos da Mesa Diretora: Heráclito Fortes (DEM-PI), Mão Santa (PSC-PI), Adelmir Santana (DEM-DF), César Borges (PR-BA) e Cícero Lucena (PSDB-PB) se posicionaram por adiar o cumprimento da decisão da Justiça. Serys Slhessarenko (PT-MT) se absteve.
Vetado na última hora, Gurgacz disse que ao adiar a sua posse o Senado está "avalizando a compra de votos" e cobrou "mais ética da Casa". "Precisamos afastar os malandros do Senado." Empresário, ele responde como pessoa física e jurídica a processos na Justiça por abuso de poder político, econômico e uso indevido dos meios de comunicação, mas nega ter conhecimento das ações.

 

O CLIMA DA SEMANA
Confira o que esquentou e o que esfriou

QUENTE
CONSUMO AQUECIDO
O comércio prevê aumento de até 20% nas vendas de fim de ano na comparação com 2008. A demanda maior pode até levar à falta de produtos como televisores LCD e de plasma
PRIMAVERA QUENTE
Com os termômetros marcando 33,6ºC, São Paulo registrou na terça-feira a temperatura mais quente desde março. No Rio, a quinta-feira foi o dia mais quente do ano, com 40,2ºC
SEXO E NUDEZ
Natalie Portman disse ser "totalmente contra" sites pornográficos e que fica em dilema quando tem que fazer cenas de nudez no cinema, para não produzir conteúdo para eles. Mesmo assim, ela participa, no inédito "Black Swan", de uma cena de sexo com uma mulher
BEIJO, SUOR E CHUVA
A 14ª parada gay do Rio reuniu 1,2 milhão de pessoas no domingo. O clima só não ficou mais quente porque o desfile aconteceu debaixo de chuva. Na foto, o governador Sérgio Cabral beija sua mulher, Adriana, e o ministro Carlos Minc (Meio Ambiente) cumprimenta a atriz Letícia Spiller
SENADO X STF
A relação entre Senado e Supremo esquentou no começo da semana, com a demora da Casa para afastar do cargo Expedito Júnior (PSDB-RO), cassado por comprar votos em 2006. Os ânimos esfriaram na quinta, quando o tucano desistiu de recorrer no Senado da decisão do STF
MENOS AR-CONDICIONADO
Depois de pedir que os venezuelanos tomassem banho de até três minutos, Hugo Chávez limitou o uso do ar-condicionado em instituições públicas, onde os aparelhos não podem marcar menos que 24ºC. O calor pode aumentar com o anúncio, nos próximos dias, de um programa de racionamento de energia

FRIO
1ª DERROTA NAS URNAS
O resultado das eleiçoes locais nos EUA foi uma ducha de água gelada no ânimo do democrata Barack Obama. Republicanos venceram nos Estados de Virgínia e Nova Jersey e na cidade de Nova York. Animada, a oposição já pensa em 2010, quando tentará recuperar a maioria no Congresso
SEM 2º TURNO
O segundo turno da eleição presidencial no Afeganistão, que aconteceria ontem, foi cancelado no começo da semana, depois de o ex-chanceler Abdullah Abdullah retirar sua candidatura, temendo novas fraudes. Hamid Karzai foi declarado reeleito
TOYOTA DESISTE
A Toyota, maior montadora de automóveis do mundo, congelou sua participação na categoria mais famosa do automobilismo. Culpando o cenário econômico, a empresa repetiu a também japonesa Honda e decidiu deixar a competição
SELEÇÃO EM CURITIBA
A seleção brasileira vai se preparar no ano que vem para a Copa em Curitiba. A capital paranaense foi escolhida pelo frio do seu inverno, para os jogadores se adaptarem ao clima que vão encontrar na África do Sul, em julho

MEMÓRIA
O antropólogo Claude Lévi- Strauss, um dos mais importantes intelectuais do século 20, morreu no domingo, dias antes de fazer 101 anos; na foto, ele está em sala do Collège de France, em Paris

Culpar a vítima: essa foi a estratégia

HÉLIO SCHWARTSMAN
Folha de SP

 
Culpe a vítima. Essa foi a estratégia utilizada pela Uniban para, vá lá, "reduzir os danos" provocados pelo "affaire" Geisy. Acho que não chamaram ninguém do Departamento de Marketing para a reunião que definiu a expulsão. Nem da Pedagogia, nem o professor de Ética (se é que têm um).
Chamaram apenas alguém do Jurídico, o qual concluiu que a agora ex-aluna violou o artigo 215 e seguintes do Regimento Interno da universidade, ao usar "trajes inadequados" e fazer "percursos maiores que o habitual".
Não é preciso pós-graduação em astrologia para perceber que o impacto da decisão não é dos mais auspiciosos para a universidade.
Conseguiram transformar o que já era um pesadelo de relações públicas naquilo que o pessoal das Letras Clássicas chamaria de "defaecatio maxima" -e que o pudor que faltou aos dirigentes da instituição me impede de traduzir.
A provável ação indenizatória que Geisy moverá contra a escola acaba de ter seu valor majorado. A Uniban também deve ter perdido potenciais candidatos a estudante. Eu, pelo menos, pensaria várias vezes antes de matricular meus filhos numa faculdade que busca proteger um bando de arruaceiros atacando o elo mais fraco.
A estratégia de culpar a vítima é bem conhecida. Se uma garota foi estuprada, ela é pelo menos parcialmente responsável por seu destino: de alguma forma, provocou o estuprador, seja por utilizar roupas insinuantes, seja por meio de atitudes libidinosas. Afinal, nada acontece "de graça".
A psicologia explica tal atitude como um autoengano que visa a nos manter em posição de controle: se eu não me comportar "mal" como a "vítima", não estou sujeito ao mesmo risco. Tal operação mental nos permite persistir na crença de que o mundo é um lugar justo. Não é, como a Uniban acaba de demonstrar exemplarmente.

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff0811200926.htm

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Notícias da semana

MANCHETES
Plano amplia controle sobre mineração
Segunda, 26.out
Asfalto some e prejudica obras do PAC no Nordeste
Terça, 27.out
"Laranjas" e boicote travam legalização da Amazônia
Quarta, 28.out
Senado facilita despejo de inquilino
Quinta, 29.out
Elétricas admitem devolver dinheiro
Sexta, 30.out
Congresso decidirá sobre volta de Zelaya ao poder
Sábado, 31.out

 

Colegas hostilizam aluna por causa de vestido curto

Uma estudante da Uniban de S. Bernardo do Campo precisou ser escoltada por policiais para sair da faculdade, após ser xingada e perseguida por dezenas de alunos porque estava usando um vestido curto.
O incidente aconteceu no dia 22, mas o vídeo virou febre no YouTube ontem. A Uniban abriu sindicância para investigar os causadores do tumulto e pretende puni-los.
Segundo a universidade, alunos, professores, seguranças e a aluna estão sendo ouvidos individualmente. Em nota, a Uniban afirmou que "repudia qualquer manifestação de preconceito de gênero e qualquer forma de difamação ou violência".
A Polícia Militar esteve no local por volta das 21h30 e apenas acompanhou a aluna para fora da universidade.

http://www.destakjornal.com.br/readContent.aspx?id=13,47512

Ensino particular, circo e zoológico

Não foi o vestido, afinal nem tão curto. Foi o tamanho da multidão o que mais me impressionou nos vídeos do YouTube sobre a aluna hostilizada numa universidade paulista na semana passada.
Enquanto a estudante de turismo sai da faculdade escoltada por PMs, a câmera sobe e mostra uma cena dantesca: como numa arena romana, milhares de alunos berram e gesticulam.
O mundo do ensino "universitário" privado brasileiro, especialmente à noite, é um amálgama triste de circo com zoológico.
Estão lá filhinhos de papai que poderiam estudar numa faculdade melhor, mas por burrice e/ou preguiça acabaram em alguma boca de porco, período noturno. Estão lá as pessoas de classe média/média baixa que fizeram com sacrifício os ensinos básico e médio, ganharam uma formação cheia de falhas e agora veem numa faculdade de quinta categoria e chance de um diploma superior.
Estão lá também as exceções das exceções, alunos com bom potencial, que sentam na frente, estudam, tentam se motivar -mas são solapados pela mediocridade geral do ambiente e pelas necessidades imediatas da vida real.
Eu podia arriscar aqui comentários rasos sobre psicologia de massa, podia tentar falar de moralismo e de falso moralismo. Podia tentar entender por que uma aluna de vestido mais ou menos curto fez disparar tamanha reação de ódio em cadeia.
Mas prefiro focar na cena da multidão, naquele momento animalesco. Como uma universidade pode ter tantos alunos assim? Que tipo de ensino esses caras recebem? Será que dá para chamar de ensino? Um diploma obtido desse jeito, e num lugar desses, vale tanto assim?
Perto de casa, há uma universidade desse naipe. No começo e no fim das aulas, as ruas são tomadas pela horda de estudantes. Não há, literalmente, espaço para os carros passarem. Nessa universidade, minha vizinha, existe até curso de medicina. Como dizem no Twitter: #medo.

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/folhatee/fm0211200912.htm

Site que só aceita gente bonita é lançado no país

O site de relacionamentos beautifulpeople.com chegou ao Brasil. Mas, para fazer parte dessa rede social, você tem de ser, ou parecer, uma pessoa bonita.
Isso porque, antes de ter sua conta aprovada no site, o usuário tem de passar por uma avaliação dos membros que já fazem parte da rede e, nessa brincadeira, os feios não têm vez.
O cadastro no site é gratuito. Para se inscrever, o candidato deve publicar uma foto e um pequeno perfil.
Depois, por um sistema de classificação on-line, os integrantes do site do sexo oposto ao do candidato decidem se a pessoa é atraente e deve participar da rede.
A avaliação dura 48 horas e há quatro possibilidades de resposta: "Definitivamente sim", "Hum, sim, OK", "Hum, não, não realmente" e "NÃO, definitivamente NÃO".
Os candidatos podem acompanhar a votação em tempo real e, uma vez dentro, passam a classificar as fotos de novos usuários.
A rede social, criada na Dinamarca, conta com 180 mil membros em todo o mundo.

 

Álcool e sexo estão entre o que mais mata

Se comesse bem, em especial quando criança, evitando o excesso de gordura e sal, bebesse menos, fizesse apenas sexo seguro e morasse apenas em locais com saneamento básico, o ser humano viveria bem mais.
Esses cinco fatores causam um quarto das 60 milhões de mortes prematuras a cada ano e, se esses comportamentos fossem combatidos, a população mundial viveria cinco anos a mais. A conclusão é da OMS (Organização Mundial de Saúde), no relatório "Riscos à Saúde Global".
Em todo o mundo, a pressão alta causa 13% das mortes prematuras, e o tabagismo responde por 9% delas.
No relatório, a desnutrição infantil corresponde a 5,9% dos fatores que mais baixam a expectativa de vida. Depois vêm, pela ordem, sexo sem proteção (4,6%), álcool (4,5%), falta de saneamento básico (4,2%) e pressão alta (3,7%).
Nos países em desenvolvimento, como o Brasil, o álcool é o líder, com 7,6%, seguido de pressão alta (5,4%). Mas, se a desnutrição é um problema nos países pobres, nos ricos, o perigo vem da obesidade.

http://www.destakjornal.com.br/readContent.aspx?id=10,47397

 

Lei acelera despejo de inquilino inadimplente

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou ontem, em caráter terminativo e por unanimidade, o projeto que que acelera os processos de despejo de inquilinos que atrasam o pagamento do aluguel. Se não houver recurso (o que é pouco provável, dada a unanimidade na comissão), a proposta segue para sanção de Lula.
Em média, para despejar um locatário inadimplente, o proprietário leva hoje 14 meses. Com a nova Lei do Inquilinato, esse tempo deve cair para quatro meses. É que o juiz poderá determinar o despejo, sem outros trâmites. E não valerá mais o requerimento em que o locatário atesta a intenção de pagar, o que atrasava o processo.
O proprietário do imóvel poderá também exigir a substituição do fiador caso este tenha dificuldades financeiras. Além disso, em caso de separação do casal, um dos cônjuges vai poder permanecer como inquilino. Nesses casos, o fiador pode ser substituído, mas ficará responsável pela fiança durante 120 dias após o locador ser notificado.
Outra mudança é a possibilidade da assinatura de um contrato sem as exigências normais, como fiador, quando o inquilino é bom pagador. Em contrapartida, caso atrase os pagamentos, ele será despejado em 30 dias.
Três milhões para locação
A relatora do projeto, senadora Ideli Salvatti (PT-SC), espera, com a lei, que os donos de 3 milhões de imóveis fechados no país os coloquem para locação. Com essa oferta, a expectativa é de que o preço do aluguel acabe caindo.

http://www.destakjornal.com.br/readContent.aspx?id=15,47466

 

Miley Cyrus é eleita a celebridade com pior influência para jovens

Miley Cyrus é uma das principais estrelas adolescentes da Disney nesta década. Mas a atriz e cantora foi eleita, por um público de 9 a 15 anos, a celebridade que foi a pior influência para a juventude em 2009 - e foi escolhida pelo próprio público que a levou ao estrelato.
Miley, 16 anos, teve 42% dos votos em pesquisa realizada no site JSYK.com. Britney Spears e o rapper Kanye West ficaram com o segundo e o terceiro lugares.
A pesquisa foi feita um ano depois de Miley Cyrus provocar polêmica ao ser vista namorando um modelo de 20 anos e fazendo "olhos de japonesa" numa foto informal, que foi interpretada como zombaria aos asiáticos. A atriz também fez pole dance durante a entrega de um prêmio teen.
A estrela da Disney é um dos maiores ídolos adolescentes desde 2006. Ela vendeu mais de 7 milhões de discos e hoje tem também sua própria grife de moda.

http://www.destakjornal.com.br/readContent.aspx?id=17,47487

 

Senado torna ensino médio e pré-escola obrigatórios

Proposta de emenda constitucional aprovada na quarta-feira pelo Senado aumenta de 9 para 14 anos o ensino obrigatório no país. Hoje pais e governos devem assegurar que todas as crianças façam o ensino fundamental, que vai dos 6 aos 14 anos. Até 2016, também serão obrigatórios a pré-escola (4 e 5 anos) e o ensino médio (dos 15 aos 17 anos).
O projeto já havia sido aprovado pela Câmara e segue agora para sanção ou veto do presidente Lula. Estados e municípios ainda não têm estimativas de quanto vai custar a implantação da pré-escola e do ensino médio obrigatórios.
O Ministério da Educação (MEC) disse que também não possui essa estimativa, mas que uma das fontes de financiamento serão os recursos liberados pelo fim da DRU para a educação, também aprovado pelos senadores (veja ao lado).
Segundo o MEC, serão injetados, em média, R$ 9 bilhões na educação por ano.
Para o presidente da Undime (que reúne secretários municipais de Educação), Carlos Eduardo Sanches, 2016 é prazo viável para a obrigatoriedade da pré-escola. Ele espera recursos federais para financiar a implantação.

http://www.destakjornal.com.br/readContent.aspx?id=14,47560

 

Jogadores do Barueri revelam 'mala branca' para vencer Fla

Os jogadores do Barueri tiveram uma motivação extra para vencer o Flamengo por 2 a 0, na noite de quarta-feira. Após o triunfo em casa, dois atletas da equipe paulista revelaram que receberam uma ajuda financeira do Cruzeiro - a famosa "mala branca" - para bater os rubro-negros.
"O Cruzeiro nos deu essa gratificação, mas, independentemente de dinheiro, a gente sempre quer vencer", disse o atacante Val Baiano à rádio Eldorado/ESPN.
Aberto à negociação
O goleiro Renê confirmou e disse que o Barueri está aberto para novas "malas brancas" na reta final do Brasileiro. "Isso não é ilegal. E nós estamos esperando o pagamento agora. Fim de ano está aí, queremos engordar a conta", disse Renê. "Agora é no Morumbi [amanhã contra o São Paulo]. Vamos lá esperando a ligação de alguns clubes, uma força maior", completou.
A declaração dos jogadores não foi bem recebida nas diretorias do Barueri e do Cruzeiro. O clube mineiro negou ter pagado "qualquer quantia aos jogadores" e pediu uma apuração sobre o caso. Já o Barueri disse desconhecer a proposta e não descartou uma punição aos atletas.
O Flamengo também criticou a prática. "Isso me surpreende. Não é normal no futebol. Cabe ao Ministério Público apurar", disse Márcio Braga, presidente do clube.
Após toda a polêmica, o atacante Val Baiano recuou e disse que apenas ouviu falar na "mala branca". "Fiquei sabendo por alto. Eu nem sei quem são os caras e se eles vão pagar mesmo", disse.

 

Musculação traz muito mais que força

A musculação não traz apenas músculos e força. Um estudo da Universidade de Gainsville (EUA) comprovou que "puxar ferro" também traz uma série de benefícios para a saúde.
O primeiro deles é a prevenção de doenças. A força muscular é inversamente proporcional ao risco de desenvolver doenças cardiovasculares e as relacionadas ao metabolismo.
Outro ponto positivo é a diminuição da ansiedade e da insônia. Há casos em que pacientes se livraram da depressão com a prática desses exercícios de força.
Quando envelhecem, os adeptos da musculação também devem ter perda muscular muito menor que os sedentários.

http://www.destakjornal.com.br/readContent.aspx?id=21,47291

Violência cresce e faz capital ter um roubo a cada 4 minutos

Os casos de roubo cresceram pelo terceiro trimestre consecutivo na capital. Dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP) revelam que foram registradas, entre janeiro e setembro, 94.834 ocorrências na cidade, uma média de um roubo a cada quatro minutos.

O total de casos neste ano subiu 11,03% em relação ao mesmo período de 2008, quando houve 85.416 registros. Já o número de veículos roubados subiu 19,84%, passando de 23.315 para 27.942.

O total de casos neste ano subiu 11,03% em relação ao mesmo período de 2008, quando houve 85.416 registros. Já o número de veículos roubados subiu 19,84%, passando de 23.315 para 27.942.
As estatísticas foram tabuladas após a divulgação dos dados do terceiro trimestre sobre a violência no Estado. Elas mostram que, na capital, outros crimes contra o patrimônio também subiram. Latrocínios (roubo seguido de morte) foram de 51 para 79, e furtos, de 119.314 para 131.720.
Se levados em conta só os meses do terceiro trimestre (de julho a setembro), o total de roubos (31.445) caiu em relação ao segundo (32.144). Contudo, o número cresceu 10,4% no comparativo com igual período do ano passado, quando houve 28.476 casos.
A comparação entre os mesmos trimestres é a recomendada pela SSP. Por esse cruzamento, os roubos subiram em todos os trimestres. A pasta, que passou a ser gerida por Antônio Ferreira Pinto em março, alega que houve subnotificação dos casos no fim de 2008, devido à greve da Polícia Civil. Com isso, 21% deles não teriam sido registrados, prejudicando as estatísticas.

http://www.destakjornal.com.br/readContent.aspx?id=13,47577

 

Índios encontram avião da FAB na floresta amazônica; 9 sobrevivem

 

O avião da FAB (Força Aérea Brasileira) que havia desaparecido na manhã de ontem, durante voo entre Cruzeiro do Sul (AC) a Tabatinga (AM) foi localizado nesta sexta-feira em meio à floresta amazônica, entre as duas aldeias. Segundo a Funasa (Fundação Nacional de Saúde), 9 das 11 pessoas que estavam na aeronave sobreviveram.

O avião, um C-98 Caravan, transportava quatro tripulantese sete funcionários da Funasa, que viajavam para Tabatinga como parte da Operação Gota, que tem como objetivo vacinar as "populações residentes em áreas rurais e indígenas de difícil acesso".

De acordo com a FAB, integrantes da tribo Matis notificaram a Funai (Fundação Nacional do Índio) sobre a localização da aeronave, na manhã de hoje. Ainda não há informações sobre os nomes ou estado de saúde dos sobreviventes.

Buscas

Segundo o Comando da Aeronáutica, o avião saiu ontem de Cruzeiro do Sul e deveria pousar em Tabatinga às 10h15, horário local (ou 12h15, horário de Brasília).

O Salvaero (Serviço de Salvamento Aéreo) recebeu o ELT (sinal de emergência) emitido pela aeronave 58 minutos após a decolagem. "Com base nas informações do ELT e dos últimos contatos por radar e rádio com o controle de tráfego aéreo, foi possível estabelecer uma área para início das buscas", informou a FAB ontem, em nota.

As buscas pela aeronave contaram com sete aeronaves da FAB e uma do Exército. Entre as aeronaves utilizadas estão dois helicópteros H-60L BlackHawk, um helicóptero HM-3 Super Cougar, um KC-130 Hércules, um SC-95 Bandeirante, dois C-105 Amazonas e um R-99.