domingo, 29 de março de 2009

Dona da Daslu é condenada pela Justiça Federal a 94 anos e meio de prisão

juíza Maria Isabel do Prado, da 2ª Vara da Justiça Federal em Guarulhos (Grande SP), por entender que a butique Daslu e importadores ligados à empresa faziam parte de uma "organização criminosa", condenou Eliana Tranchesi, dona da loja, uma pena total de 94 anos e seis meses de prisão por crimes como formação de quadrilha, descaminho (importação fraudulenta de produto lícito) e falsidade ideológica.

A condenação, em sentença de cerca de 500 páginas, é em primeira instância, e cabe recurso. No total, sete pessoas foram condenadas à prisão pela Justiça Federal envolvidas com irregularidades na Daslu. As informações sobre a sentença foram divulgadas pelo Ministério Público Federal, que denunciou os acusados por subfaturamento de produtos importados que eram vendidos na loja, com o objetivo de pagar menos impostos.

O irmão de Eliana e ex-diretor financeiro da loja, Antonio Carlos Piva de Albuquerque, também foi condenado a um total de 94 anos e seis meses de prisão. No Brasil, o réu pode cumprir no máximo 30 anos, de acordo com a legislação.Eliana Tranchesi, o irmão e o empresário Celso de Lima, da importadora Multimport, foram presos na manhã de hoje pela Polícia Federal, em cumprimento à sentença. A defesa de Tranchesi anunciou ter entrado com habeas corpus pedindo a liberdade da cliente.

As outras quatro pessoas condenadas no caso são André de Moura Beukers, da importadora Kinsberg, Christian Polo, da importadora By Brasil, Roberto Fakhouri Júnior e Rodrigo Nardy Figueiredo (ambos da importadora Todos os Santos). Também foram expedidos mandados de prisão contra eles.

Fakhouri, segundo o Ministério Público Federal, está no exterior, e os outros três condenados ainda não foram localizados, mas não podem ser considerados foragidos. Cerca de 40 agentes estão mobilizados na ação, inclusive com a participação da Interpol para a captura de André de Moura Beukers, localizado nos Emirados Árabes, em Dubai.

As penasSegundo a denúncia, Eliana Tranchesi negociava preços de mercadorias no exterior. As importadoras tratavam de subfaturar os valores, e faziam com que a mercadoria entrasse no país por meio de notas falsas e pagando menos impostos. "Verifica-se que o valor de uma calça da 'Marc Jacobs' é de 150 dólares, todavia, o valor declarado para importação foi de apenas 20 dólares. A mesma principiologia (sic) foi utilizada com as mercadorias de origem européia", diz a sentença.

"Mais do que isso, visando mais uma vez esquivar os sócios da butique Daslu da responsabilização penal, a quadrilha incumbia-se de introduzir nas faturas apresentadas para desembaraço, informações falsas sobre o verdadeiro proprietário da carga que estava a ser importada", diz a juíza Maria Izabel do Prado.


Atualizada às 20h40
Justiça concede liberdade a Eliana Tranchesi, dona da Daslu, e outros seis condenados

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) e o TRF (Tribunal Regional Federal) da 3ª Região concederam nesta sexta-feira (27) habeas corpus a Eliana Tranchesi, dona da butique de luxo Daslu, presa em São Paulo nesta quinta após condenação a 94 anos e seis meses de prisão por crimes como formação de quadrilha, descaminho (importação fraudulenta de produto lícito) e falsidade ideológica.Além de Eliana, o ministro do STJ Og Fernandes concedeu liminar ao irmão dela, Antonio Carlos Piva de Albuquerque, diretor financeiro da Daslu, e aos outros cinco condenados. A decisão do desembargador Luiz Stefanini, do TRF-3, beneficia somente Eliana Tranchesi

O ministro do STJ levou em conta o princípio da presunção de inocência, pois as prisões ocorreram antes do trânsito em julgado da decisão condenatória (fase em que não cabe mais recurso).

http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2009/03/27/ult5772u3410.jhtm

Ex-ministro Paulo Renato assume Secretaria de Educação de São Paulo

Na tarde de quinta-feira (26), Guimarães esteve, ao lado do governador, durante a inauguração do espaço Catavento,O ex-ministro Paulo Renato de Souza vai assumir no dia 15 de abril a secretaria de Educação de São Paulo. Deputado federal pelo PSDB de São Paulo, ele irá substituir Maria Helena Guimarães.
Na versão que o Palácio dos Bandeirantes vai divulgar ainda nesta sexta-feira, a secretária deixou o cargo a pedido. A divulgação será feita pelo governador José Serra (PSDB) .

Neste mês, a secretaria foi duramente criticada por professores da rede estadual por causa de erros em 500 mil livros didáticos distribuídos pela pasta.
Um livro didático de geografia, usado por alunos da 6ª série do ensino fundamental nas escolas públicas, mostra o Paraguai duas vezes em um mapa da América do Sul e exclui o Equador. O problema aparece tanto nos livros destinados aos estudantes quanto nas publicações destinadas aos professores.
No dia 19, a secretaria informou que determinou à Fundação Vanzolini a troca das publicações com erros. De acordo com a secretaria, a instituição arcará com todos os custos da troca, incluindo a impressão e a distribuição.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u541470.shtml

MEC propõe substituir vestibular por novo Enem

O Ministério da Educação (MEC) apresentou ontem a reitores de universidades federais a proposta de substituir os vestibulares tradicionais por um novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A ideia é que um teste único, realizado em todo o país, na mesma data, selecione estudantes para ingresso em qualquer universidade federal, e até mesmo em instituições particulares.

O novo Enem seria formado por uma redação e quatro provas de múltipla escolha: português, matemática, ciências naturais e ciências humanas. A exemplo do Scholastic Assessment Test (SAT), realizado nos Estados Unidos, a pontuação no novo Enem decidiria quem fica com a vaga, em qualquer curso. Além disso, um estudante de Roraima que pleiteasse vaga numa instituição do Rio de Janeiro poderia fazer a prova em sua própria cidade, Boa Vista.

O MEC quer evitar a decoreba e as pegadinhas dos vestibulares, mas não abre mão de cobrar conteúdos do ensino médio. Por isso, o novo exame deverá ter formato intermediário entre o atual Enem, que privilegia a avaliação de habilidades e ciências, sem preocupações com os conteúdos do ensino médio, e o vestibular tradicional. A ideia é que o novo Enem ajude a melhorar a qualidade do ensino médio, orientando currículos pelo país afora.

O Globo, 25/03/2009

Escrevendo torto por linhas certas

Um teclado na mão vale mais do que mil canetas no estojo? Simone Janovich, 17, acha que sim. Ela leva seu laptop para a escola todos os dias.

"Prefiro escrever no computador. Tenho facilidade para digitar, e fica mais organizado", diz ela, que acha mais fácil estudar "fazendo tudo no laptop".

"Tiro dúvidas com meus amigos pelo MSN, trocamos e-mails sobre anotações de aulas, falo on-line com os professores. O computador também poupa um pouco os dedos. Chega de calos!", continua ela, que só escreve à mão quando necessário -em geral, durante provas escolares e aulas de redação.

Como Simone, muitos jovens sentem-se mais à vontade digitando do que redigindo à mão.
Seria o prenúncio do fim da letra manual? A atual geração não escreve em agenda e diário, mas em blog; comunica-se por meios eletrônicos, com mensagens de texto por celular, MSN, Orkut, Twitter ou e-mail.


Caligrafia para quê?
Educadores relutam em apostar na extinção da caligrafia, mas admitem o desinteresse e a diminuição da prática.

"A escrita é um recurso que jamais vai acabar, é como os livros, que não vão sumir, embora muita gente hoje leia mais na internet. Só se aprende a escrever escrevendo e só se aprende a ler lendo. O mundo totalmente informatizado não é para essa nem para as próximas gerações", diz a psicopedagoga Lígia Fleury, do Colégio Renascença.

Muitos jovens questionam a importância de escrever à mão, diz Lígia. "Quando um aluno fala que não precisa disso, eu respondo que nem sempre ele terá um computador à disposição, que ninguém fica conectado 24 horas por dia. Tem que saber escrever manualmente."

No Renascença, os alunos podem levar laptops para a sala de aula, com uma restrição: nada de entrar na web. Nesse cenário, o maior vilão é o corretor ortográfico, criticado por educadores mais conservadores.

"Eu oriento os meus alunos, digo que essa ferramenta serve para chamar a atenção para um erro e ensinar o correto. Não pode ser usada como um ato mecânico de corrigir. Existe espaço para o computador e para o caderno na escola", diz Lígia.
Outra adepta da moda de trocar pesados cadernos por um computador portátil é Marjorie Sterenberg, 16. "O meu laptop é como um caderno com todos os meus cadernos e com muito mais recursos. É mais prático anotar as aulas assim. Se você escreve errado, deleta, não precisa apagar ou riscar tudo", diz.

Marjorie admite que tem dificuldade para escrever à mão. "Eu estudava numa escola britânica onde todos os alunos tinham laptop desde a oitava série. Minha letra não é muito boa, não treinei caligrafia", conta ela, que sonha com provas digitalizadas e se preocupa com a redação do vestibular.

Rafael Elkabets, 16, só troca o computador pelo papel quando é obrigado. "No futuro, vou precisar mais do computador do que de caligrafia. Mas eu sempre me esforço para fazer letras bonitinhas nas redações", diz.

Para a psicopedagoga Raquel Caruso, diretora da Edac (Equipe de Diagnóstico e Atendimento Clínico), o computador ajuda a camuflar falhas.

"Algumas crianças têm dificuldade na escrita manual e, quando conhecem o computador, esses problemas desaparecem. É preciso ter uma escrita que seja compreensível para os outros. Depois que isso estiver sedimentado, pode-se usar o computador sempre."
Essa geração não escreve menos, ao contrário -só não escreve mais à mão, compara Débora Vaz, diretora da Escola Castenheiras. "O [escritor] Mário Prata falou uma vez que essa geração escreve muito mais do que as anteriores. No meu tempo, era impensável um jovem ficar quatro horas seguidas lendo e escrevendo."


A maioria dos adolescentes que não gosta de escrever à mão cita um temido inimigo: a redação dos vestibulares.

"Não é uma questão de beleza. A letra pode ser feia, desde que seja legível. Por outro lado, algumas pessoas têm uma letra bonita, mas inventam muito e acabam comprometendo a legibilidade do texto", diz Lilian Passarelli, coordenadora da banca de correção de redação do vestibular da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica).
Para ela, pouca gente vai descuidar da escrita manual, exigida atualmente pelos sistemas de admissão em universidades, concursos públicos e muitos empregos no Brasil. E esse cenário não deve mudar tão cedo.

"A PUC, por exemplo, tem 26 mil candidatos por ano. Será que teremos condições de fazer um vestibular totalmente informatizado, com um computador por aluno, levando em conta que não pode ser a máquina do próprio aluno?"

Mais importante é o registro pessoal, opinam educadores. "A letra é sua marca registrada, seu diferencial. É a prova de que você esteve aqui", diz Raquel Caruso, do EDAC. "Por que as pessoas pedem autógrafos dos seus ídolos ou uma dedicatória do autor no livro? E-mail? Eu posso pedir para a minha secretária escrever e assinar o meu nome."

FSP, 23/03/2009

Fé Virtual

O www.informationageprayer.com, em inglês, oferece serviço de assinatura em que cliente paga e o site cuida para que suas orações sejam feitas -e lidas em voz alta. É possível escolher entre religiões ou simplesmente "rezar pela paz mundial". Para os católicos, por exemplo, a mensalidade para o "Pai Nosso" é de US$ 3,95.

Folha de SP, 23/03/09

Obama x Chavez

Obama promete plano para pôr fim a guerra
Às vésperas de divulgar o novo plano americano para o Afeganistão, o presidente Barack Obama disse ontem que o uso da força não é suficiente para acabar com a insurgência Taleban no país da Ásia Central, oito anos após a invasão liderada pelos Estados Unidos e seus aliados da Otan (aliança militar ocidental).

Os esforços no Afeganistão, segundo Obama, devem ser norteados pelo objetivo de saída das tropas estrangeiras."O que não podemos fazer é pensar que só uma abordagem militar resolverá os nossos problemas. O que buscamos é uma estratégia abrangente. E é preciso que ela seja uma estratégia para a retirada. Todos sabemos que essa situação não pode durar para sempre", disse Obama ao canal de TV CBS.

A imprensa também antecipou alguns aspectos do plano. Recente reportagem do "New York Times" disse que a Casa Branca apostará no aumento das forças de segurança afegãs. Mas, segundo o jornal, a situação é tão grave que os EUA reduziram drasticamente as expectativas em relação ao país. A criação de "um grande Estado democrático", antes prioritária, foi substituída pela meta de estabilidade, mais vaga.

Outra reportagem, divulgada ontem pelo jornal britânico "The Guardian", diz que o novo plano dos EUA e seus aliados europeus para o Afeganistão inclui esvaziar o poder do presidente Hamid Karzai. Para isso, pretendem criar um cargo de primeiro-ministro e repassar dinheiro diretamente para as Províncias, em vez de para o governo central em Cabul.

Em outubro, um jornal francês divulgou um telegrama do embaixador britânico no Afeganistão no qual ele defendia a instalação de um "ditador aceitável" naquele país.



"Obama é um pobre ignorante e deveria estudar", diz Chávez
DA FRANCE PRESSE
O presidente venezuelano, Hugo Chávez, chamou ontem Barack Obama de "pobre ignorante", em resposta a acusações feitas pelo presidente americano, em uma entrevista de TV divulgada em janeiro, de que seria patrocinador do terrorismo e um obstáculo ao desenvolvimento da América Latina."Agora você vem me acusar de exportar terrorismo? O mínimo que eu poderia dizer é que ele é um pobre ignorante. Deveria estudar para entender a realidade latino-americana", ironizou Chávez, no programa semanal de TV "Alo, presidente".

Chávez também relatou ter cogitado, após a posse de Obama, normalizar as relações com Washington, rompidas desde o ano passado, após a expulsão do embaixador americano em Caracas."Mas quando vi Obama dizendo o que disse, passei a resolução para a gaveta", afirmou o venezuelano. "Se [ele] nos respeitar, nós o respeitaremos, mas se ele pretende continuar nos desrespeitando, enfrentaremos o império em qualquer terreno", avisou.

Os dois presidentes se encontrarão pela primeira na Cúpula das Américas, em 16 e 17 de abril em Trinidad e Tobago, na qual Chávez disse que pressionará pelo fim do embargo americano a Cuba.

Folha de SP, 23/03/2009

Sobe e Desce da Semana - Folha de SP

Sobe

- O ginasta Diego Hypólito conseguiu duas medalhas de prata, no salto e no solo, na Copa do Mundo em Cottbus

- O ex-ministro Paulo Renato Souza assume a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo

- Aécio Neves (PSDB), de Minas Gerais, continua na liderança do ranking de avaliação dos governadores feito pelo Datafolha nos nove principais Estados e no Distrito Federal. Ele obteve nota 7,6, em escala de zero a dez. O tucano José Serra, de São Paulo, está em quinto, com 6,6


Desce

- A dona da Daslu, Eliana Tranchesi, e seu irmão Antonio Carlos Piva de Albuquerque são acusados de formação de quadrilha, importação ilegal e falsidade ideológica e foram condenados, em decisão de primeira instância, a 94 anos e seis meses de prisão. Os réus, que negam as acusações e vão recorrer da sentença, conseguiram habeas corpus e foram libertados após passarem uma noite na prisão

- O ciclista Lance Armstrong, 37, heptacampeão da Volta da França, sofreu acidente, quebrou a clavícula em quatro lugares, fez cirurgia para colocar placa de 12 cm e 12 pinos e é dúvida para o Giro da Itália

- A popularidade do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), caiu 11 pontos (de 56% para 45%), segundo pesquisa Datafolha. Com nota média de 5,8, ele está em quinto lugar em ranking que inclui nove prefeitos de capitais, liderado pelo prefeito de Curitiba, Beto Richa, do PSDB, com 7,8

Manchetes da Semana - Folha

Valério negocia delação premiada
Segunda, 23.mar

Governo dos EUA assume riscos de papéis "tóxicos"
Terça, 24.mar

Aécio lidera ranking de governadores
Quarta, 25.mar

PF prende diretores da Camargo Corrêa
Quinta, 26.mar

Dona da Daslu é condenada e presa
Sexta, 27.mar

Investigação atinge outra obra da Camargo Corrêa
Sábado, 28.mar

domingo, 22 de março de 2009

Mais 50 diretorias do Senado serão extintas amanhã

Enviado por Ricardo Noblat -
22.3.2009
Em primeira mão

Mais 50 diretorias do Senado serão extintas amanhã

Sairá amanhã uma nova lista com a relação de mais 50 diretorias extintas no Senado.

A primeira lista de 50 contemplou diretorias ocupadas por funcionários do Senado. Eles perderam a gratificação que ganhavam por ocupar tais cargos, mas não perderam o emprego. São estáveis.

A lista de amanhã atingirá pessoas contratadas pelo Senado sem concurso e que ocupam diretorias. Elas simplesmente perderão os empregos.

José Sarney (PMDB-AP), presidente do Senado, havia prometido reduzir à metade as 181 diretorias que encontrou ao assumir o cargo no início de fevereiro último. Irá além da promessa.

Restarão 81 diretorias. É de 81 o número de senadores.

http://oglobo.globo.com/pais/noblat/#170885

SOBE E DESCE

São Paulo, domingo, 22 de março de 2009


SOBE

A Costa Rica e o futuro governo de El Salvador, do recém-eleito Mauricio Funes, anunciaram que restabelecerão relações diplomáticas com Cuba

O procurador e ex-PM Antonio Ferreira Pinto é o novo secretário da Segurança Pública de São Paulo, no lugar de Ronaldo Marzagão

Corinthians receberá R$ 18 milhões para exibir por dez meses, no peito e nas costas de sua camisa, a marca da empresa Batavo, no maior patrocínio do país

DESCE

O ator Dado Dolabella, 28, passou uma noite preso após descumprir ordem judicial que determina que mantenha distância mínima de 250 metros da ex-namorada Luana Piovani

O austríaco Josef Fritzl, 73, foi condenado à prisão perpétua por assassinato, estupro, escravização, coerção, cárcere privado e incesto. Ele manteve a filha presa e a estuprou por 24 anos no porão de casa. Os dois tiveram sete filhos, um dos quais morreu

O governo Lula teve a primeira queda na aprovação desde o início do segundo mandato -de 70% para 65%, segundo pesquisa Datafolha. A reprovação ao Congresso atingiu 37%, seis pontos a mais que em novembro

50 dos 181 cargos de diretores do Senado foram extintos, entre eles o de "garagem" e o de "check-in"

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/corrida/cr2203200906.htm

VOLTA AO MUNDO EM SEIS POLÊMICAS

São Paulo, domingo, 22 de março de 2009



África
Em viagem à África, onde a Aids já matou mais de 25 milhões de pessoas, o papa Bento 16 afirmou que a distribuição de preservativos é parte do problema, não da solução da disseminação da doença. Foi criticado pela ONU e por governos europeus

Venezuela
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ordenou a ocupação militar de portos nos três Estados litorâneos administrados pela oposição, entre os quais Puerto Cabello, o maior do país, e o de Maracaibo, importante por causa do escoamento de petróleo. "Eles são do povo, e não de máfias", disse Chávez

Uruguai
Deputados do Uruguai aprovaram projeto de lei que autoriza pacientes terminais a optarem por interromper o tratamento, o que foi definido no país como "direito à eutanásia". O projeto, que gera resistência da comunidade católica do país, foi aprovado em dezembro no Senado e agora depende da aprovação ou veto do presidente Tabaré Vázquez

França
Depois de anunciar que o campeão da temporada de F-1 seria o piloto com mais vitórias no ano, e não com o maior número de pontos, e sofrer protesto das equipes, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) recuou da decisão

EUA
A seguradora AIG, que recebeu socorro de US$ 173 bilhões do governo americano, anunciou bônus de US$ 165 milhões para cerca de 400 funcionários e executivos. Barack Obama classificou o pagamento de "ultraje ao contribuinte norte-americano", e a Câmara dos Representantes aprovou lei que prevê o recolhimento para o fisco de 90% do total dos bônus pagos

Brasil
Livro de geografia distribuído pelo governo paulista aos alunos da sexta série do ensino fundamental traz duas vezes o Paraguai, inverte a localização do Uruguai e do Paraguai e exclui o Equador em mapa da América do Sul. Secretaria da Educação primeiro disse que publicou errata em site, depois decidiu recolher 500 mil exemplares do livro didático

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/corrida/cr2203200905.htm

MANCHETES

São Paulo, domingo, 22 de março de 2009



Chávez manda Exército ocupar portos da oposição
Segunda, 16.mar

Obama quer vetar bônus milionário
Terça, 17.mar

Chuva alaga SP, para trens e causa recorde de trânsito
Quarta, 18.mar

Arrecadação cai e governo revê PIB
Quinta, 19.mar

Com crise, cai aprovação de Lula
Sexta, 20.mar

Avaliação do Congresso piora após escândalos
Sábado, 21.mar

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/corrida/cr2203200904.htm

Decisão sobre saída de não-índios da Raposa Serra do Sol fica para semana que vem

20 de Março de 2009 - 16h20 - Última modificação em 20 de Março de 2009 - 21h36

Ana Luiza Zenker
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Brasília - A definição de como e em quanto tempo vai ser feita a retirada dos produtores rurais não-índios da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, só deve ser sair na semana que vem, depois que o Ministério da Justiça preparar um levantamento sobre a situação da ocupação da área pelos arrozeiros.

Ontem (19), após o final do julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF), que manteve a demarcação contínua da reserva, o ministro Carlos Ayres Britto, relator da matéria, conversou com o ministro da Justiça, Tarso Genro, e ambos decidiram aguardar esse estudo. Um pouco antes, Britto havia dito que pretendia definir ainda hoje (20) com Tarso os parâmetros para a desintrusão da área. Uma nova reunião deve ser feita na quarta-feira (25) entre os ministros.

O Ministério da Justiça informou que ainda não tem informações sobre o início dos trabalhos, já que a conversa de Tarso com Ayres Britto foi no final do dia e hoje de manhã o ministro viajou para o Rio de Janeiro, onde cumpre agenda.

No entanto, a assessoria de Tarso Genro disse que o levantamento vai ser feito tanto por técnicos do ministério quanto pela Fundação Nacional do Índio (Funai) e pela Polícia Federal. Entre os dados que serão levantados está o número de produtores rurais que ainda estão na reserva e os valores de indenizações que estão sendo questionados.

Na sessão finalizada ontem, o STF indeferiu a ação, que questionava a validade do processo de demarcação da terra indígena e determinou que o prazo para a desocupação da área seja estabelecido pelo relator, Ayres Britto, e pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, sediado em Brasília, que deve fiscalizar o trabalho das forças de segurança que atuam na área – Polícia Federal e Força Nacional de Segurança – na execução da sentença.

Para a manutenção da demarcação contínua, no entanto, foram definidas 19 condições, entre elas, a vedação à ampliação de terras indígenas já demarcadas, mesmo as reconhecidas antes da Constituição de 1988.

A ação direta de inconstitucionalidade (Adin) que questionava a demarcação começou a ser julgada no Supremo em agosto do ano passado. Na ocasião, logo após a leitura do voto do relator, ministro Ayres Britto, a sessão foi interrompida pelo pedido de vistas do ministro Menezes Direito.

O julgamento foi retomado em dezembro, com o voto de Menezes Direito. Logo em seguida, o ministro Marco Aurélio Mello anunciou que pediria vista. Mesmo assim, outros sete ministros proclamaram seus votos antes de a sessão ser novamente interrompida. Na retomada, esta semana, foram proferidos os votos dos ministros Marco Aurélio, que durou mais de seis horas, Celso de Mello e, por fim, Gilmar Mendes, presidente do tribunal. A decisão do STF se deu por dez votos a um favoráveis à manutenção da demarcação em área contínua da Terra Indígena Raposa Serra do Sol.

http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2009/03/20/materia.2009-03-20.5856244164/view

HITS DA WEB

São Paulo, domingo, 22 de março de 2009



As mais lidas da Folha Online

Orkut perde sua maior comunidade para troca de músicas

Clodovil morre aos 71 anos em Brasília

PF indicia Protógenes e mais 4 policiais

Marido compra terreno de R$ 93 mi para Gisele Bündchen

Senado divulga nomes e cargos dos 50 diretores exonerados na Casa

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/corrida/cr2203200901.htm

País quer se armar até os dentes

Rússia

18/03/2009 02:13

O presidente russo Dmitri Medvedev acusou nesta terça-feira a Otan de seguir sua expansão até as fronteiras russas e ordenou um rearmamento em grande escala das forças do país, incluindo a renovação do arsenal nuclear a partir de 2011, anunciaram as agências de notícias russas. "A partir de 2011 será iniciado um rearmamento em grande escala do exército e da marinha", declarou Medvedev em uma reunião com comandantes militares em Moscou.

"A análise da situação político-militar mostra que existe o potencial de um conflito sério em algumas regiões, alimentado pelas crises locais e as tentativas incessantes da Otan de desenvolver sua infraestrutura militar perto das fronteiras de nosso país", explicou o presidente.

"A principal tarefa é aumentar a preparação para o combate de nossas forças, antes de mais nada a de nossas forças estratégicas nucleares. Devem ser capazes de cumprir com todas as tarefas necessárias para garantir a segurança da Rússia", completou Medvedev.

(com agência France-Presse)

http://revistadasemana.abril.com.br/conteudo/internacional/conteudo_internacional_428948.shtml

''Clube de amigos'' do Senado faz folha de pagamento crescer 42%

Domingo, 22 de Março de 2009 | 

Gasto com pessoal saltou de R$ 2,1 bilhões em 2007 para R$ 3 bilhões neste ano; diretor recebia até R$ 20 mil

Marcelo de Moraes, BRASÍLIA, O Estado de S. Paulo

Nos últimos 45 dias, sem votar projetos, o Senado foi atropelado por uma crise ética que paralisou a Casa e deixou como saldo a pior imagem para uma instituição pública: a de que virou um espaço para servir a interesses privados. Pela boca dos próprios parlamentares e de representantes da sociedade civil, que acompanharam de perto o desenrolar da crise, as práticas do Senado são vistas como típicas de "um clube de amigos" que fez "um pacto de silêncio".

A mistura de ineficiência e desmando político-administrativo consentida pelos próprios senadores pode ser medida só com os números da galopante folha salarial. Os R$ 2,1 bilhões gastos em 2007 subiram para R$ 2,8 bilhões no ano passado. Para este ano, a folha salarial é de R$ 3 bilhões - 42,8% de aumento em dois anos. Uma conta fácil de explicar porque muitos dos diretores do Senado, que cuidam só de serviços gerais, ganham até R$ 20 mil mensais.

Foram as feridas políticas abertas com a disputa pelo controle da Presidência - ganha pelo senador José Sarney (PMDB-AP) contra Tião Viana (PT-AC) - que destravaram a briga fratricida entre setores de PMDB e PT e deflagraram uma onda de revelações sobre os maus costumes da Casa.

Isso resultou na descoberta de pagamentos de horas extras em mês de recesso parlamentar (janeiro), fartura de cargos de direção (leia na página 6), uso indevido de imóveis funcionais por diretores, má utilização de verbas indenizatórias, entre outros problemas. Em um mês e meio, esse turbilhão se tornou o centro de cada conversa no Senado, e nada foi discutido ou votado fora dessa "agenda".

"O Senado está praticando uma autofagia. Descemos abaixo do limite que poderíamos ir. Não se vota nenhum projeto aqui dentro e nem a crise financeira internacional está na pauta", constata o senador Delcídio Amaral (PT-MS), que presidiu a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Mensalão, em 2005. "Vou ser sincero. Posso ser muito mais útil como homem público não vindo ao Senado e discutindo fora daqui questões que tratam do pré-sal ou do projeto do cadastro positivo, por exemplo", acrescenta o senador petista.

Delcídio e outros senadores concordam que a crise ética que explodiu em 2009 é fruto de um longo período de hábitos inadequados na Casa.

Desde o início do ano, esses problemas já provocaram, por exemplo, a queda de dois dos principais diretores do Senado (Agaciel Maia e João Carlos Zoghbi) e a descoberta do gigantesco e inexplicável organograma da Casa, que comportava absurdas 181 diretorias - sexta-feira, depois de muita pressão social, 50 desses cargos foram cortados.

?CLUBE DE AMIGOS?

"O Senado se tornou um clube de amigos", reconhece o senador Renato Casagrande (ES), líder do PSB. "Alguns condutores do Senado transformaram o ambiente em algo muito ruim nos últimos anos", avalia. E completa: "Há muito tempo, o Senado tem gestões ineficazes, muito viciadas. É uma instituição que ficou anacrônica e desconectada da sociedade".

A sequência de revelações negativas envolvendo o Congresso não aconteceu por acaso. O marco dessa crise é a eleição no dia 2 de fevereiro dos novos presidentes do Senado e da Câmara: José Sarney e Michel Temer (PMDB-SP), respectivamente. Veteranos da vida política, a vitória dos dois foi interpretada como uma sinal de conservadorismo do Congresso. No caso da eleição de Sarney, o grupo derrotado por ele - liderado pelo senador Tião Viana - qualificou o resultado como um atraso para o Parlamento.

A partir daí, começam as denúncias no Senado, fruto da não cicatrização da disputa de poder, embora Sarney e Viana neguem qualquer envolvimento com a produção dos escândalos. O senador acreano acabou tendo, inclusive, que explicar o empréstimo de um telefone celular da Casa usado pela filha dele numa viagem ao México - ele pagou a conta, mas não revelou de quanto foi o gasto.

"A sensação que tenho é que, por conta dos efeitos da disputa pela Presidência, se quebrou uma espécie de pacto de silêncio que existia entre os senadores sobre os problemas que existiam lá. Porque não é possível se esconder dos senadores a quantidade de diretorias existentes ou o pagamento de horas extras quando não há trabalho. Sabiam de tudo isso, mas a insatisfação mútua entre os dois grupos que disputaram o comando provocou a quebra desse paradigma do pacto do silêncio", avalia o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto.

JADER E ACM

A situação lembra a briga de 2001 que envolveu os então poderosos senadores Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), já falecido, e Jader Barbalho (PMDB-PA), hoje deputado federal. Jader conquistou a Presidência do Senado e passou a ser torpedeado por ACM, seu inimigo declarado. A guerra entre os dois senadores provocou o surgimento de uma série de dossiês com denúncias contra ambos, tornando a situação dos dois insustentável - ambos renunciaram para escapar da cassação.

A guerra atual chegou a um grau de belicismo que assustou até o Planalto. No meio da semana, a pedido do presidente da República, PT e PMDB anunciaram uma trégua.
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20090322/not_imp342758,0.php 

Exame detecta Alzheimer no estágio inicial

18/03/2009 02:14

Cientistas americanos desenvolveram um teste que identifica de forma precisa o mal de Alzheimer em seu estágio inicial, quando o avanço da doença ainda é reversível. A novidade foi publicada nesta terça-feira na edição digital da revista Annals of Neurology.

O novo exame analisa os níveis de proteínas-chave - os peptídeos betaamilóide e tau - no líquido espinhal. Os cientistas conseguiram detectar a doença com exatidão em 87% dos 410 pacientes que apresentavam problemas cognitivos em estágio inicial. Os estudiosos garantem que com essa nova ferramenta será possível submeter os pacientes a um tratamento adiantado, de maneira a retardar ou frear a degeneração neurológica.

http://revistadasemana.abril.com.br/conteudo/ciencia_saude/conteudo_ciencia_saude_428962.shtml

Avaliação positiva do governo Lula cai 9 pontos percentuais

20 de Março de 2009 - 14h57 - Última modificação em 20 de Março de 2009 - 15h57
Ivan Richard
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Brasília - Pela primeira vez desde setembro de 2007, a avaliação positiva do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou queda, de acordo com a pesquisa encomendada pela Confederação Nacional da Indústria ao Ibope (CNI/Ibope) e divulgada agora há pouco. Levantamento realizado no período de 11 a 15 deste mês aponta recuo de 9 pontos percentuais na avaliação de ótimo e bom do governo Lula, caindo de 73% em dezembro de 2008 para 64% em março de 2009.

Para a CNI, esse resultado já é reflexo da crise econômica. Segundo a pesquisa, 10% dos entrevistados avaliam o governo como consideram ruim ou péssimo. Em dezembro do ano passado, esse percentual era de 6%.

O percentual daqueles que aprovam a maneira como Lula administra o país também apresentou queda em março. Hoje, 78% aprovam a forma como o presidente governo, contra 84% que aprovavam em dezembro passado.

A pesquisa ouviu 2.002 entrevistados em 114 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o índice de confiança é de 95%.

http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2009/03/20/materia.2009-03-20.6983068366/view

Boa notícia: o vestibular pode mudar

São Paulo, domingo, 22 de março de 2009



ELIO GASPARI

Boa notícia: o vestibular pode mudar


As notas do Enem poderão substituir o massacre do decoreba e das pegadinhas da primeira fase

NOSSO GUIA poderá livrar os jovens da praga do vestibular. O ministro da Educação, Fernando Haddad, está concluindo uma negociação com os reitores das universidades federais e é possível que já em 2010 a primeira fase seletiva seja substituída pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. Apesar de haver ideias adicionais, a mudança tende a começar pelo mais simples. A cada ano, as 55 federais recebem em torno de 1,2 milhão de candidatos para 150 mil vagas. Numa primeira fase, 70% deles são massacrados numa prova mais preocupada em eliminar do que em julgar. Adotando-se as notas do Enem para a demarcação das linhas de corte, leva-se para dentro das escolas a responsabilidade pelo desempenho dos alunos. Atualmente, a irracionalidade do decoreba e das pegadinhas serve de álibi para quem ensina mal. A segunda fase, que cobraria taxas de inscrição, continuaria no âmbito das universidades.
Devem existir argumentos razoáveis contrários à mudança, mas desde já seria bom separá-los da defesa de interesses estabelecidos. Algumas escolas não gostam do Enem porque ele expõe a má qualidade do ensino que entregam. As burocracias da organização dos vestibulares não gostam de mudanças porque elas secariam uma fonte de arrecadação e de distribuição de gratificações. Afinal, quem paga o Enem é a Viúva.
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc2203200910.htm

domingo, 15 de março de 2009

DESCE

São Paulo, domingo, 15 de março de 2009

>> Bernard Madoff, 70, foi preso em Nova York após se declarar culpado em 11 acusações de fraude, lavagem de dinheiro, roubo e falso testemunho

>> Os homens mais ricos do mundo perderam 45% da sua fortuna em um ano, ou US$ 2 trilhões, segundo o ranking da revista "Forbes". No ano passado, eram 1.125 pessoas com uma fortuna de ao menos US$ 1 bilhão. Agora são 793 bilionários.

>> A CNBB declarou na quinta-feira que, diferentemente do que dissera o bispo de Olinda e Recife, dom José Cardoso Sobrinho, a mãe da menina de nove anos estuprada pelo padrasto em Pernambuco não foi excomungada.

>> A prefeitura de São Paulo reduziu de 1,2 kg para 1 kg aquantidade de leite em pó dada por mês a famílias com filhos no ensino infantil. Prefeitura diz que segue legislação

>> O jornalista iraquiano Muntader al Zaidi foi condenado a três anos de prisão por ter atirado seus sapatos no ex-presidente George W. Bush
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/corrida/cr1503200909.htm

SOBE

São Paulo, domingo, 15 de março de 2009

>> A modelo gaúcha Nádia Jaqueline Blauth, 21, foi escolhida pela fabricante Mattel para interpretar a Barbie em eventos no Brasil pelos 50 anos da boneca

>> O presidente Barack Obama derrubou o veto ao uso de fundos federais dos EUA em pesquisas com células-tronco embrionárias

>> Lewis Hamilton recebeu título de membro da Ordem do Império Britânico da rainha Elizabeth 2ª

>> Para estimular o consumo das famílias, o governo federal decidiu elevar de 20% para 30% o desconto máximo em folhasobre os benefícios de aposentados do INSS

>> Numa decisão histórica, o Senado americano aprovou emenda que afrouxa as restrições de viagens a Cuba para residentes nos EUA com parentes na ilha.

>> O médico Fernando Ferreira Costa, 58, foi eleito reitor da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) para os próximos quatro anos com 60,97% dos votos válidos. O resultado ainda precisa ser chancelado pelo governador José Serra (PSDB)
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/corrida/cr1503200908.htm

Desencontro

São Paulo, domingo, 15 de março de 2009

RECESSO E HORA EXTRA
O Senado pagou pelo menos R$ 6,2 milhões em horas extras para 3.883 funcionários em janeiro, mês em que não houve atividade parlamentar. Além do pagamento, a hora extra foi reajustada em 111%. Casa diz que servidores trabalharam além do horário normal em janeiro para preparar uma única sessão, em 2 de fevereiro. Após denúncia, controle de ponto deve ser implantado. O comando do Senado deixou que cada parlamentar decida se devolverá o dinheiro.
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/corrida/cr1503200907.htm

Desencontro

São Paulo, domingo, 15 de março de 2009

RECESSO E HORA EXTRA
O Senado pagou pelo menos R$ 6,2 milhões em horas extras para 3.883 funcionários em janeiro, mês em que não houve atividade parlamentar. Além do pagamento, a hora extra foi reajustada em 111%. Casa diz que servidores trabalharam além do horário normal em janeiro para preparar uma única sessão, em 2 de fevereiro. Após denúncia, controle de ponto deve ser implantado. O comando do Senado deixou que cada parlamentar decida se devolverá o dinheiro.
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/corrida/cr1503200907.htm

Reencontro

São Paulo, domingo, 15 de março de 2009

RONALDO E O GOL
O atacante de 32 anos marcou de cabeça aos 48min do segundo tempo em jogo do Corinthians contra o Palmeiras. Até torcedores palmeirenses o aplaudiram de pé. Ele também fez contra o São Caetano.

CHARLES E RAONI
Em visita ao Brasil, o príncipe reencontrou-se com o cacique caiapó Raoni. Nos anos 80, Raoni percorreu o mundo com o roqueiro Sting pela preservação da Amazônia e conheceu o herdeiro do trono inglês.
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/corrida/cr1503200906.htm

Encontro

São Paulo, domingo, 15 de março de 2009

DILMA E SERRA
A ministra da Casa Civil, Dilma Roussef (PT), e o governador José Serra (PSDB) se encontraram em São Bernardo do Campo. Os dois pregaram taxa de juros menor e mais investimento público para enfrentar a crise. Ambos ouviram gritos de "presidente" da plateia.

PAI E FILHO
Colegas de trabalho no RS descobriram que são pai e filho em conversa sobre a pronúncia do nome dos dois -Lucien Lima, 22, e Lucien Reis, 54. O filho ganhou o nome em homenagem ao pai que não conhecia e de quem a mãe se afastou quando descobriu a gravidez, por ele ter um outro relacionamento.
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/corrida/cr1503200905.htm

MANCHETES

São Paulo, domingo, 15 de março de 2009

Sonegação chega a R$ 200 bi, diz estudo Segunda, 9.mar
Senado paga R$ 6 mi em horas extras no recesso Terça, 10.mar
Queda do PIB no Brasil é uma das piores do mundo Quarta, 11.mar
Crise faz BC acelerar corte nos juros Quinta, 12.mar
Indústrias de SP fecham 237 mil vagas em 5 meses Sexta, 13.mar
Protecionismo não é saída, afirma Lula antes de ver Obama Sábado, 14.mar
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/corrida/cr1503200903.htm

Crise derruba PIB brasileiro em 3,6% e BC responde diminuindo juros

São Paulo, domingo, 15 de março de 2009

Números divulgados pelo IBGE na terça mostraram que o impacto da crise internacional sobre a economia brasileira foi mais forte do que se esperava. Entre o terceiro e o quarto trimestres de 2008, o PIB (Produto Interno Bruto) encolheu 3,6%, resultado negativo que encerrou uma série de 12 trimestres seguidos de expansão.
Na terça mesmo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou uma reunião com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, para discutir o assunto.
Um dos pontos tratados no encontro foi a necessidade de diminuir os juros no país. Um passo nessa direção foi dado na quarta, quando o Copom (Comitê de Política Monetária do BC) reduziu a taxa Selic em 1,5 ponto percentual, fixando-a em 11,25% ao ano, nível mais baixo já registrado desde sua criação, em 1986.
No mercado financeiro, alguns analistas defendiam uma queda de até dois pontos na Selic. Mesmo tendo ficado aquém disso, porém, o corte nos juros foi um recuo do BC, que vinha resistindo às pressões do governo e do setor produtivo para acelerar a redução, mas que cedeu após ser surpreendido pelos números negativos do PIB.
A queda na Selic ajuda a baratear o crédito, facilitando o acesso a financiamentos bancários -o que pode ter um efeito especialmente positivo em setores que são os mais atingidos pela crise, como o automotivo e o da construção civil, em que as compras a prazo respondem por grande parte do faturamento das empresas.
No caso da construção, o governo também quer lançar um programa habitacional para famílias com renda de até dez salários mínimos, a fim de estimular um setor que é grande gerador de emprego.


ALABAMA
O americano Michael McLendon, 28, matou sua mãe, a avó e outras oito pessoas antes de se suicidar na terça, no Estado do Alabama, EUA. Ele cometeu os crimes em duas cidades diferenças e só parou após perseguição da polícia, que ainda investiga o que o teria levado a cometer os assassinatos .

ALEMANHA
Na cidade de Winnenden, Tim Kretschmer, 17, vestiu-se de preto na quarta-feira, invadiu armado a escola em que estudara e matou 12 pessoas. Já fora da escola o jovem matou, com a pistola que pegou da coleção de armas do pai, mais três pessoas antes de ser cercado por policiais. Após troca de tiros, afirmou a polícia, ele se suicidou.
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/corrida/cr1503200902.htm

HITS DA WEB

São Paulo, domingo, 15 de março de 2009

As mais lidas na Folha Online

>> Senado paga R$ 6,2 mi em horas extras no recesso
>> Crise aperta e faz PIB cair 3,6%>> BC corta taxa de juro em 1,5 ponto
>> Pai e filha morrem na queda de avião roubado
>> Mulher diz que filha foi agredida em cena de "Troca de Família"
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/corrida/cr1503200901.htm

sábado, 14 de março de 2009

Telefônica fica em 1º lugar em ranking de reclamações no Procon

13/03/09 - 10h25 - Atualizado em 13/03/09 - 17h04

É o terceiro ano consecutivo que empresa figura no topo da lista. Itaú ficou em 2º, seguido por TIM, Unibanco e Brasil Telecom.
Pelo terceiro ano consecutivo, a Telefônica ficou em primeiro lugar no ranking das empresas com mais reclamações fundamentadas em 2008, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (13) pela Fundação Procon de São Paulo.

Em nota, a empresa destacou que o número de reclamações caiu em relação a 2007.

VEJA O QUE DISSERAM AS DEZ PRIMEIRAS EMPRESAS DO RANKING É considerada reclamação fundamentada aquela aberta por meio de um processo administrativo após não ter havido acordo inicial com a empresa.
O banco Itaú ficou em segundo lugar, assim como no ano anterior, seguido pela operadora TIM, Unibanco e Brasil Telecom. Ao todo, o Procon recebeu 27.747 reclamações fundamentadas em 2008.

O G1 entrou em contato com as assessorias das dez primeiras do ranking. A Brasil Telecom não respondeu e a Gradiente informou, por meio de sua assessoria, que não irá comentar o assunto. Veja o que disseram Telefônica, Embratel, Eletropaulo, Bradesco, Sony Ericsson, Itaú-Unibanco e TIM.

RANKING DAS EMPRESAS COM MAIS RECLAMAÇÕES
Telefônica: 3. 615
Itaú: 1.586
TIM: 892
Unibanco: 773
Brasil Telecom: 758
Embratel: 692
Gradiente: 688
Bradesco: 656
Eletropaulo: 574
Sony Ericsson: 531

Os atendimentos totais - pessoais, por telefone, carta ou meios eletrônicos - realizados pelo Procon no ano passado totalizaram 531.116. Na avaliação do diretor-executivo do órgão, Roberto Augusto Pfeiffer, os dados representam mais da metade dos atendimentos de todo o país.
“É um número substancial, principalmente se comparado com o restante do Brasil. Corresponde a mais da metade dos atendimentos, isso porque os dados são somente da capital.”
Para uma reclamação ter sucesso, o Procon aconselha que os consumidores guardem contrato, notas fiscais e comprovantes de pagamento.

Setores
De acordo com o Procon, os setores com mais reclamações fundamentadas foram: produtos (móveis, eletrônicos, vestuário) teve 31%, seguido por assuntos financeiros (28%) e serviços essenciais (26%).

Motivos
A Fundação Procon esclareceu que dentre os principais motivos de reclamação contra a Telefônica estão o atendimento do call center, a oferta de produtos que não estão disponíveis para determinados públicos, além de serviços com características diferentes das anunciadas.
Os bancos, Itaú e Unibanco - considerados como empresas diferentes por terem se fundido somente no fim do ano -, são apontados principalmente por reclamações na área de transações eletrônicas não reconhecidas. Mesmo se as reclamações fossem somadas, a instiuição continuaria atrás da Telefônica no ranking.
A Brasil Telecom, embora não atue diretamente em São Paulo, está no ranking porque, segundo Procon, teria efetuado cobranças irregulares sobre ligações interurbanas na fatura de telefone local. Além disso, teria enviado cobranças antigas a diversos consumidores.

saiba mais
Procon-SP vai autuar 41 empresas por irregularidades em call centers
Cartão de crédito liderou lista de reclamações nos Procons em 2008
Juro do cheque especial cai pelo terceiro mês seguido, diz Procon

Governo cobrará empresas
O secretário de Justiça e Defesa da Cidadania, Luiz Antônio Marrey, afirmou que todas as empresas reclamadas serão chamadas para negociar com o Procon em cerca de 30 dias, possivelmente pela ordem do ranking.
Segundo ele, as empresas podem ser multadas entre R$ 200 e R$ 3,2 milhões e punidas em processos criminais. “Vamos chamar as empresas para negociar. Elas têm obrigação de melhorar seus serviços”.
Para o secretário, o ranking é importante para que as empresas atentem sobre sua posição. “É um dado importante porque significa advertência às empresas no sentido de que precisam atender bem. Atender o consumidor não é um favor, é uma obrigação e é direito das pessoas que adquirem produtos e serviços.”

Lei do call center
O Procon informou ainda que a nova lei que define regras para o setor de call center não produziu impactos sobre o atendimento nos Procons. "Ainda não foi possível sentir impacto no atendimento do Procon, que continua crescente. Isso revela que as empresas ainda não conseguem reter o seu consumidor, que deve ser o fiscal da lei. As empresas têm de parar de criar problemas e, quando criam, precisam resolver."
http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL1041414-9356,00.html

Médicos Sem Fronteiras podem suspender atividades em Darfur

Bruxelas, 14 mar (EFE).- A seção da organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) na Bélgica admitiu hoje, após a libertação de quatro voluntários no Sudão, que "devido à situação degradada em matéria de segurança" não se sabe se poderá manter seus projetos em Darfur.
"Estamos enormemente aliviados e felizes de saber que nossos companheiros estão em bom estado (de saúde) e fora de perigo", declarou o diretor-geral da seção belga da MSF, Christopher Stokes, que, no entanto, duvida da continuidade das atividades no país africano.
Para ele, este incidente "representa uma escalada da insegurança que enfrentam os trabalhadores humanitários em Darfur", por isso a MSF "se viu obrigada a reduzir consideravelmente seus projetos médicos na região".
Esta retirada "nos entristece enormemente, porque mantínhamos as únicas equipes médicas em diversas áreas onde as necessidades da população são imensas", disse.
Por isso, ressaltou a "indignação por um sequestro que significa uma violação de tudo o que representa" a organização, e lembrou que "reter pela força trabalhadores humanitários põe em perigo a ajuda aos mais vulneráveis".EFE
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1043124-5602,00-MEDICOS+SEM+FRONTEIRAS+PODEM+SUSPENDER+ATIVIDADES+EM+DARFUR.html

Lula diz a Obama que é preciso retomar comércio entre países

14 de Março de 2009 - 15h15 - Última modificação em 14 de Março de 2009 - 15h15

Eduardo Castro Enviado Especial da EBC

Washington (Estados Unidos) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (14), em entrevista concedida ao lado do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que “é preciso que o crédito volte a fluir para facilitar o fluxo comercial entre os países"."Vamos trabalhar com uma proposta para discutir no G20. É importante que seja rápido, porque o desempregado de hoje é o problema social de amanhã”.
A entrevista ocorreu no salão oval da Casa Branca, após o encontro reservado dos dois presidentes, que durou 20 minutos. Antes, houve uma reunião mais ampla, que incluiu ministros que estavam com Lula e auxiliares de Obama. Ao todo, os encontros duraram uma hora.
O presidente Lula voltou a criticar o protecionismo, porque esse tipo de ação, agora, segundo ele, aumenta a crise. "Precisamos dinamizar as economias internamente e garantir o crédito para o comércio. É preciso amadurecer uma proposta e apresentar soluções. Eu sou otimista”, disse Lula.
Em resposta, o presidente Barack Obama concordou com Lula e afirmou que aumentar o protecionismo na hora da crise pode dar um resultado contrário ao esperado. “É tendência natural na crise jogar o sacrifício para os outros. Mas é importante garantir a troca de bens, serviços e produtos. Vamos trabalhar junto com o Brasil nesse tema. O objetivo é, no mínimo, não andar para trás”, disse Obama.
O presidente Lula defendeu o programa energético brasileiro a partir do etanol e disse que o Brasil “é abençoado por já defender o combustível limpo há 30 anos. Mas eu sei que uma mudança na matriz energética de um país não acontece de uma hora para outra. É um processo”.
Para Obama, o Brasil mostra extraordinária liderança no tema biocombustíveis. "A minha política é dobrar os esforços no mesmo sentido. A questão do etanol, entre Brasil e Estados Unidos, está tensionada, não vai mudar de um dia para o outro, mas ao longo do tempo isto pode ser resolvido”, garantiu.
No clima de bom humor com que os dois presidentes concederam a dupla entrevista às imprensas brasileira e americana, o presidente Lula voltou a afirmar, desta vez diante de Obama, que reza mais pelo presidente americano do que por ele mesmo.
“Desde a sua posse, há 40 dias, eu digo que eu rezo mais pelo Obama do que por mim. E digo que eu não queria estar no seu lugar”, disse Lula.
Bem humorado, Obama respondeu na hora: “É a mesma que coisa que me diz a minha mulher”.
Convidado pelo presidente Lula, Barack Obama confirmou que fará uma visita ao Brasil, mas não disse a data. “Por ser havaiano, não posso deixar de ir às belas praias do Rio de Janeiro”, disse.
Perguntado se gostaria de visitar a Amazônia, Obama respondeu que sim e completou: “Eu acho que os opositores do Partido Republicano adorariam que eu me perdesse por lá”.
http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2009/03/14/materia.2009-03-14.2989635648/view

quarta-feira, 11 de março de 2009

Eike Batista é o brasileiro mais rico da lista da 'Forbes'.

Milionários
No mundo, Bill Gates volta a ser o 1º
Publicada em 11/03/2009 às 19h07m O Globo, com agências

NOVA YORK e RIO - O empresário Eike Batista, dono do Grupo EBX, é o brasileiro mais bem colocado na lista dos mais ricos da revista Forbes. Ele entrou na lista ano passado, ocupando o 142ª posição, e, este ano, passou para o 61º posto, ao acumular uma fortuna de US$ 7,5 bilhões. Logo em seguida, em 62º lugar, empatado com outros empresários, aparece Joseph Safra, com US$ 7 bilhões. O empresário Antônio Ermínio de Moraes, dono do Grupo Votorantim, que em 2008 era o brasileiro mais rico, segundo a revista, ao aparecer na 77ª posição da lista, hoje ocupa a 224º posto, com uma riqueza de US$ 2,8 bilhões. (Veja os brasileiros mais ricos da lista da 'Forbes')
Na listagem geral, o fundador da Microsoft, Bill Gates, com US$ 40 bilhões, voltou a ser o homem mais rico do planeta, apesar da crise econômica e financeira que cortou de forma drástica o número de milionários no mundo, informou nesta quarta-feira a revista Forbes.
O veterano investidor americano Warren Buffett, com uma riqueza de US$ 37 bilhões, perdeu a liderança que exerceu em 2008 , ano em que desbancou Gates do topo da lista depois de 13 anos de ''reinado''. Buffett ocupa agora a segunda posição, depois de perder US$ 25 bilhões. O empresário mexicano Carlos Slim Helu e sua família, com uma riqueza de US$ 35 bilhões e que aparece em terceiro lugar na lista, completa o triunvirato dos mais ricos do planeta, uma distinção que já havia conquistado em 2008, quando ocupou a segundo lugar com US$ 25 bilhões a mais que este ano.
http://oglobo.globo.com/economia/mat/2009/03/11/eike-batista-o-brasileiro-mais-rico-da-lista-da-forbes-no-mundo-bill-gates-volta-ser-1-754790772.asp

Copom faz maior corte de juros desde 2003, a 11,25%

Política Monetária
Atualizada às 20h16 - 11/03/09
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu nesta quarta-feira cortar a taxa básica de juros (Selic) em 1,5 ponto percentual, para 11,25% ao ano. Esse foi o maior corte desde novembro de 2003, quando a taxa passou de 19% para 17,5%.
Os juros do País atingiram o menor patamar desde março do ano passado, quando estavam em 11,25%. Em abril de 2008, a Selic foi elevada para 11,75%.
A taxa de juros é o principal instrumento que o BC tem para controlar a inflação. Se os juros caem, a população tem maior acesso ao crédito e consome mais, com possibilidade de pressionar os preços.
http://br.invertia.com/noticias/noticia.aspx?idNoticia=200903112159_RED_77900245

domingo, 8 de março de 2009

DESCE

São Paulo, domingo, 08 de março de 2009
Jackson Lago foi cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral, que ordenou a posse de Roseana Sarney como governadora do Maranhão. Acusação é de compra de votos e abuso de poder econômico, que ele nega. Decisão só terá efeito após julgamento de recursos da defesa

Felipe Pérez Roque deixou a Chancelaria e Carlos Lage saiu da secretaria do Conselho de Ministros, onde atuava havia quase 20 anos como uma espécie de premiê

O Tribunal Penal Internacional ordenou a prisão do ditador do Sudão, Omar Hassan al Bashir, acusado de crimes de guerra e contra a humanidade em Darfur

Juro do Reino Unido baixou para 0,5%, o menor desde 1694; Banco Central Europeu reduziu a taxa para 1,5%

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), demitiu Agaciel Maia, 51, havia 14 anos no cargo de diretor-geral da Casa. A decisão ocorreu dois dias após reportagem da Folha mostrar que ele escondeu da Justiça uma casa avaliada em cerca de R$ 5 milhões
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/corrida/cr0803200906.htm

SOBE

São Paulo, domingo, 08 de março de 2009

A atriz Alice Braga estará ao lado de Mickey Rourke e Vincent Cassel no elenco de "Onze Minutos", adaptação do livro de Paulo Coelho

Pedidos de recuperação judicial, instrumento pelo qual as empresas ganham tempo para retomar seus pagamentos aos credores, tiveram aumento de 300% no início deste ano em relação ao começo de 2008

A comédia "Se Eu Fosse Você 2", de Daniel Filho, atingiu a marca de 5,324 milhões de espectadores e tornou-se o filme nacional mais visto nos cinemas desde 1995

O maestro francês Yan Pascal Tortelier fez sua estreia como regente da Osesp, na Sala São Paulo; ele abriu a noite com o Hino Nacional e foi aplaudido de pé já no final da primeira parte do concerto

Relógio, prato, tigela, óculos e sandálias que pertenceram ao Mahatma Gandhi serão enviados de volta para a Índia, onde ficarão em exposição pública, segundo promessa do representante do magnata indiano V.J. Mallya, que amealhou os bens por US$ 1,8 milhão em leilão em Nova York
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/corrida/cr0803200903.htm

EU VOLTEI...

São Paulo, domingo, 08 de março de 2009

...ao poder
O senador e ex-presidente Fernando Collor (PTB-AL) -que sofreu um processo de impeachment em 1992 e renunciou- foi eleito, na última quarta, presidente da Comissão de Infraestrutura do Senado, que vai fiscalizar as obras do PAC. Ele teve o apoio do presidente do Congresso, José Sarney (PMDB-AP), e a anuência do presidente Lula

...ao trabalho
Duas semanas após ter alta médica, o vice-presidente da República, José Alencar, 77, participou da primeira reunião de trabalho após a última cirurgia que fez, para retirada de tumores na região abdominal. Sorridente, Alencar brincou de disputar "braço de ferro" com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva

...aos palcos
Longe dos palcos há mais de dez anos, Michael Jackson anunciou na última quinta, em Londres, que fará uma série de shows na cidade, em julho. "Farei shows com as músicas que meus fãs querem ouvir", disse o popstar. "Esses serão meus últimos shows em Londres. É isso. E quando digo que é isso, é para valer"

...aos campos
Mais de um ano depois de sua última contusão, Ronaldo voltou a jogar uma partida de futebol, nos 27 minutos finais da vitória de seu time, o Corinthians, contra o Itumbiara (GO), pela Copa do Brasil, na quarta. Mesmo ainda fora de forma, ele deve ser escalado hoje para o clássico contra o Palmeiras.
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/corrida/cr0803200903.htm

MANCHETES

São Paulo, domingo, 08 de março de 2009

Crise desacelera alta de alimento e reduz inflação Segunda, 2.mar
Seguradora dos EUA tem perda recorde Terça, 3.mar
Governo vai prorrogar redução de IPI Quarta, 4.mar
Poluição acelera morte de 20 pessoas por dia em SP Quinta, 5.mar
Empresas ampliam pedidos de renegociação de dívidas Sexta, 6.mar
Indústria tem maior queda em 19 anos Sábado, 7.mar
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/corrida/cr0803200902.htm

Com apoio do PMDB, Collor é eleito a cargo estratégico no Senado

Publicado em 05/03/2009

Ex-presidente da República vai presidir Comissão de Infraestrutura, pela qual passará projetos do PAC e de exploração de petróleo
O senador Fernando Collor (PTB-AL) de Melo foi escolhido ontem para a presidência da Comissão de Infraestrutura, derrotando a petista Ideli Salvati (SC).
É por essa comissão que projetos do PAC e de extração de petróleo têm de passar antes de ser aprovados. "É a volta por cima com os pés no chão", disse o senador ao comemorar sua vitória.
Collor, que enfrentou processo de impeachment em 1992 quando era presidente da República, derrotou Ideli por 13 votos a 10, graças ao empenho do líder da bancada do PMDB, Renan Calheiros.

Negociação
A liderança do PMDB ficou ao lado de Collor como parte da negociação que levou José Sarney (AP) à presidência do Senado, em fevereiro. Na ocasião, o PTB apoiou Sarney contra Tião Viana (PT-AC).

Revolta
A manobra do PMDB gerou revolta no PT. Pela tradição, as comissões parlamentares mais importantes são divididas de acordo com o tamanho das bancadas. Por essa divisão, o PT teria o direito a indicar o presidente da Comissão Infraestrutura. O senador Aloízio Mercadante (SP) chamou o acordo de "aliança espúria". Collor reagiu: "As negociações foram abertas. O senador Mercadante deveria ter mais respeito pelos colegas.
http://www.destakjornal.com.br/readContent.aspx?id=14,34275

Arcebispo diz que médicos e mãe de menina que fez aborto estão excomungados

Escândalo no Recife
Publicado em 06/03/2009

O arcebispo Dom José Cardoso Sobrinho disse ontem que a mãe, os médicos e todos os envolvidos no aborto legal sofrido por uma menina de 9 anos, estuprada pelo padrasto em Alagoinha, no agreste pernambucano, estão excomungados da Igreja. "Todos incorreram na pena da excomunhão", afirmou.
A menina estava grávida há 4 meses de gêmeos e, segundo os médicos, corria risco de morte se não fizesse a cirurgia.

Lei da Igreja
O responsável pela arquidiocese de Recife e Olinda disse que, de acordo com as regras da Igreja, o aborto é punido automaticamente com a excomunhão. Isso significa que a pessoa que está envolvida no aborto está excluída da Igreja.
A menina segue internada na maternidade pública do Recife. De acordo com diretor do hospital, Sérgio Cabral, a ela está bem fisicamente, mas ainda recebe tratamento para evitar doenças sexualmente transmissíveis. Ela está acompanhada da mãe e recebe apoio psicológico.
Ontem, o padrasto Jailson José da Silva foi indiciado por estupro qualificado. Ele confessou que também violentou a irmã dela, de 14 anos.

Ministro da saúde faz críticas à igreja
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, classificou ontem a afirmação do arcebispo sobre a excomunhão dos envolvidos no aborto de "lamentável". Ele disse que a igreja tem direito a dar opinião, mas que está impactado com a atitude de Sobrinho. "Está na lei que, em caso de risco de vida da gestante ou gravidez resultada de estupro, o aborto pode ser permitido. O resto, é opinião da Igreja", disse.
http://www.destakjornal.com.br/readContent.aspx?id=14,34359

Aumenta número de alunos 'ricos' na USP

Publicado em 06/03/2009

Apesar dos esforços da USP, com medidas como bônus na Fuvest para estudantes da rede pública, a porcentagem de calouros de famílias de alta renda aumentou nos últimos anos.

Em 2001, 29,6% dos ingressantes declararam renda superior a R$ 5 mil. Neste ano, esse índice subiu para 40,4%. A porcentagem dos alunos de alta renda subiu 36%. No período, o crescimento do rendimento médio do trabalhador brasileiro foi de 4%.
Por outro lado, a participação de estudantes pobres entre os aprovados está caindo, informa O Estado de S. Paulo. Em 2001, 18,6% dos calouros declararam renda inferior a R$ 1.500. Neste ano, há somente 12,2% desse grupo.

Pasusp continua mesmo sem apoio do Estado
A USP (Universidade de São Paulo) manterá o Pasusp, avaliação de alunos da rede pública que dá bônus para a Fuvest. O programa, lançado em 2008, seguirá mesmo se não houver apoio do governo do Estado. Alunos das redes municipais e federais também poderão participar.(Da redação)
http://www.destakjornal.com.br/readContent.aspx?id=13,34357

Bolsas atingem o menor nível em doze anos

Revista da Semana > Internacional
Europa
Bolsas atingem o menor nível em doze anos
06/03/2009 21:51
As bolsas europeias atingiram nesta sexta-feira sua pior baixa em 12 anos, após a divulgação de dados do governo americano sobre a taxa de desemprego no país - a maior em 25 anos. O índice FSTEurofirst 300, que mede as principais ações negociadas no continente, recuou 1,28%, aos 662 pontos, o menor nível desde 1997.
O indicador variou entre alta de 0,9% e queda de 1,5% durante o pregão. Bancos e seguradoras foram os setores mais prejudicados. Société Générale, BNP Paribas, UniCredit, AXA, ING e HSBC registraram declínio entre 5,3% e 7,8%.
Em Londres, o índice Financial Times teve variação positiva de 0,02%. Em Frankfurt, o índice DAX recuou 0,79%. A Bolsa de Paris caiu 3,87%, enquanto a de Madri teve perdas de 1,27%. Em Lisboa, houve ligeira alta de 0,48%.
A taxa de desemprego dos Estados Unidos atingiu 8,1% em fevereiro, depois que empresas pressionadas pela severa recessão cortaram 651.000 vagas. Desde o começo da recessão em dezembro de 2007, a economia americana já cortou 4,4 milhões de vagas.
http://revistadasemana.abril.com.br/conteudo/internacional/conteudo_internacional_426063.shtml

MPF vai à Justiça contra brinquedos em fast-food

Para procuradoria, venda de brindes cria maus hábitos alimentares nas criançasO Ministério Público Federal de São Paulo (MPF) notificou, ontem, as principais redes de fast-food do país para suspenderem a venda de lanches com brinquedos em suas lojas. Caso não seja obedecida a recomendação em um período de dez dias, o MPF vai entrar na Justiça para proibir a comercialização de brindes e outros objetos infantis colecionáveis. Excesso de gordura De acordo com o procurador da República Marcio da Silva Araújo, autor da recomendação, os métodos de venda das redes são agressivos e fazem a criança adotar um hábito alimentar que não é saudável. "O brinquedo, mais cedo ou mais tarde, vai se perder, mas o consumo de alimentos com excesso de gordura ou açúcares tendem a persistir", diz. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou ontem que pretende tornar lei, ainda em 2009, a recomendação do MPF.lacordo permitiu venda separadaO McDonald's firmou em 2006 um termo com o MPF para vender seus brinquedos separados, para que os pais pudessem completar as coleções independentemente da compra do lanche. A atual medida do MPF visa a retirada dos brindes que alavancam as vendas de alimentos de baixo valor nutritivo. As redes Burger King e Bob's também foram notificadas.

Destak, 04 de março de 2009

Portabilidade para telefone fixo e celular começa hoje em SP

Com a medida, paulistanos já podem mudar de operadora sem perder número do telefone; serviço deve ficar melhor e mais barato Usuário pode solicitar a troca quantas vezes quiser; ele tem 2 dias úteis para desistir
A partir de hoje, 30,8 milhões de usuários de telefonia móvel e fixa da capital paulista e 63 municípios do Estado de São Paulo poderão trocar de operadora e levar seu número.

Além do DDD 11, a novidade também valerá para os 53 (RS), 64 (GO), 66 (MT), 91 (PA). Com isso, o serviço passa a estar disponível em todo o território nacional. A mudança, depois de solicitada (veja como fazer no quadro ao lado), terá que ser concluída em até cinco dias úteis. O consumidor poderá trocar de operadora quantas vezes quiser. O objetivo é ampliar a liberdade de escolha do usuário. Com isso, deve haver aumento da concorrência entre as empresas, o que pode melhorar a qualidade e baratear as tarifas telefônicas. "As vantagens promocionais são o recurso mais usado pelas operadoras para manter e conseguir clientes", lembra o presidente da ABR Telecom, administradora da portabilidade, José Moreira. No país, 491.823 pessoas solicitaram o serviço até a quinta-feira. O número corresponde a 0,32% do total de 155,17 milhões que já tinham direito à portabilidade até aquela data. Promoções na estreia A Vivo, maior operadora móvel de São Paulo, lança hoje promoção para quem migrar para a operadora. Dará bônus de mil minutos mensais, por três meses, para chamadas dentro da rede. A Vivo vê a portabilidade como "uma grande oportunidade", segundo o diretor Carlos Cipriano. A Claro também aposta no serviço para crescer. A TIM dará descontos de R$ 150 em equipamentos e bônus de 10 vezes a recarga ou franquia.

5 dias úteis é o prazo máximo para o pedido da portabilidade ser atendido.

Destak, 02 de março 2009

domingo, 1 de março de 2009

Sobe e Desce

São Paulo, domingo, 01 de março de 2009

Sobe
Gisele Bündchen se casou com o jogador de futebol americano Tom Brady, em cerimônia reservada, segundo a revista "Us Weekly".
O leilão da coleção de obras de arte do estilista Yves Saint-Laurent, morto em junho de 2008, alcançou 373,5 milhões, cerca de R$ 1,15 bilhão, um recorde mundial para uma coleção particular.
O infectologista David Uip, 56, ex-diretor do InCor (Instituto do Coração), assumiu a diretoria do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, referência nacional no atendimento de doenças infectocontagiosas.
Os grupos políticos palestinos Hamas e Fatah prometeram formar um governo de união nacional provisório até a convocação de eleições. Eles estavam rompidos desde que o Hamas, vencedor das eleições legislativas de 2006, expulsou o rival da faixa de Gaza no ano seguinte.

Desce
Paris Hilton foi escolhida pior atriz coadjuvante por "Repo! The Genetic Opera", e pior atriz principal e pior casal, com "The Hottie & The Nottie", na 29ª edição do prêmio Framboesa de Ouro, que elege os piores do cinema.
Satélite da Nasa que deveria ajudar a monitorar o aquecimento global não entrou em órbita e acabou caindo no oceano, perto da Antártida.
O serviço de e-mail do Google, usado por mais de 100 milhões de pessoas, sofreu pane global e ficou parado por mais de duas horas.
O navio Costa Romantica, com 1.479 passageiros, entre eles 338 brasileiros, sofreu um incêndio na casa das máquinas, passou 18 horas sem energia e mais de 30 horas parado no Uruguai. Ficaram sem água no banheiro, sem ar-condicionado e a cozinha parou de funcionar
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/corrida/cr0103200905.htm

MANCHETES

EUA fecham bancos e podem estatizar Segunda, 23.fev
EUA querem mais controle sobre bancos Terça, 24.fev
Inadimplência sobe e bancos retomam 100 mil veículos
Quarta, 25.fev Faculdade privada perde aluno e quer auxílio do BNDES Quinta, 26.fev
Obama amplia déficit e prioriza social Sexta, 27.fev
EUA aumentam controle do Citigroup Sábado, 28.fev

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/corrida/cr0103200904.htm

Obama implanta agenda para mudar rumo dos EUA

São Paulo, domingo, 01 de março de 2009

História não se avalia a quente, mas a semana que passou nos EUA tem boa chance de ir parar em livros, salas de aulas e discursos políticos futuros. Em um espaço de quatro dias, Barack Obama mostrou a que veio e pôs em curso a agenda de governo mais ousada da história recente (no mínimo) dos EUA.
Se havia dúvida de que ele buscaria um governo de fato progressista -e para citar Joe, o Encanador, era um redistribuidor de riquezas-, a resposta veio sutil como uma avalanche.
O presidente abriu alas com o discurso ao Congresso, quando pediu confiança a legisladores e eleitores, requisitou sacrifícios e preveniu que medidas impopulares eram precisas para salvar a economia -mas prometeu que os pacotes de custos astronômicos visavam "ajudar pessoas", não bancos.
Dois dias depois, ao propor seu Orçamento, aumentou os impostos para os 2% mais ricos da população e inverteu prioridades, contendo a escalada de gastos com defesa e ampliando a verba para saúde e educação, além de privilegiar ambiente. Tudo sob o espectro da pior crise econômica em sete décadas.
Com isso, rompeu não só com a gestão do antecessor, mas com quase 30 anos de política fiscal conservadora, iniciada em 1981 com o enterro do "governo grande" por Ronald Reagan e perpetuada por todos os que vieram desde então.
Terminou a semana catártica marcando para 2011 a saída do último soldado americano do Iraque -o fim oficial da guerra iniciada a falso pretexto em 2003 por Bush- e anunciando a quase-estatização do que já foi o maior banco do país, o Citibank, que agora tem 36% de seu capital na mão do governo.
Tudo, há de se lembrar, em um país cujo espectro político pende à direita e onde menções a um maior papel do Estado são vistas com temor e censura.
Com sua aprovação em 67%, capital político para levar a cabo essa agenda Obama tem -é preciso ainda persuadir o Congresso. Quanto à viabilidade de tanta ousadia, os EUA estão pagando para ver. Trilhões.
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/corrida/cr0103200903.htm

Hits da Web

São Paulo, domingo, 01 de março de 2009

Sem-terra fazem "Carnaval vermelho" e invadem 11 fazendas em SP
Mocidade Alegre é campeã do Carnaval 2009 do Rio
Salgueiro conquista o nono título do Carnaval do Rio
Inadimplência da pessoa física atinge o maior patamar desde 2002
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/corrida/cr0103200901.htm