quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

ZF dá férias coletivas para 70% dos funcionários

[ 18/02 ]
Cruzeiro On Line
A partir de quinta-feira, cerca de 70% dos 2.300 trabalhadores da ZF do Brasil entrarão em férias coletivas. A informação foi dada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região e confirmada pela empresa. As férias seguem até o dia 1º de março e, de acordo com a assessoria de comunicação da ZF, tem o objetivo de adequar a produção à demanda atual.
Além do anúncio da ZF, informa o presidente do sindicato, Ademilson Terto da Silva, a Flextronics assinou terça-feira o acordo suspendendo o contrato de mil trabalhadores por cinco meses e colocando os outros 4 mil no sistema de compensação de horas por meio do banco de horas.
http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia.phl?editoria=39&id=161797

José Alencar recebe alta

17/02/2009
São Paulo - O vice-presidente da República, José Alencar, 77 anos, receberá alta hoje (17), ao meio-dia, do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. De acordo com a equipe médica que o acompanha, o paciente passa bem e já caminha pelo quarto.
Alencar está internado desde o dia 22 de janeiro para realizar uma cirurgia de retirada de tumores do abdômen. A operação ocorreu no dia 25 e demorou cerca de 17 horas.
O vice-presidente é assistido pelo oncologista clínico Paulo Hoff, pelo cardiologista Roberto Kalil Filho e pelo cirurgião-oncologista Ademar Lopes.
http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2009/02/17/materia.2009-02-17.9376770417/view

GASTOS DE DEPUTADOS EM SITE

18/02/2009
A Mesa da Câmara decidiu colocar na internet parte dos dados das notas fiscais apresentadas por deputados federais para obterem a verba indenizatória -R$ 15 mil mensais. Mas os deputados nem discutiram a possibilidade de liberar dados sobre o 1,5 milhão de notas apresentadas em oito anos. O CNPJ das empresas onde o dinheiro é usado também não será informado.
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/corrida/cr1802200903.htm

Venda de veículos se recupera; carros têm alta de 15,56%

Publicado em 18/02/2009
Comércio de ônibus e caminhões se destaca, com aumento de 30%

Na primeira quinzena deste mês, a venda de automóveis e comerciais leves seguiu a trajetória de alta observada em janeiro. Ao mesmo tempo, o setor como um todo iniciou agora sua recuperação.

Segundo a Fenabrave (Federação da Distribuição de Veículos Automotores), as vendas totais de veículos novos somaram 182.522 unidades, 8,35% a mais que na 1ª quinzena de janeiro. Destaca-se a alta de 30% nas vendas de ônibus e caminhões. As vendas de motos, porém, ainda seguem retraídas, caindo 3,4% em relação a igual período de janeiro. No 1º mês do ano, as vendas totais de veículos havia recuado 5,19%.

Considerando somente automóveis e comerciais leves, as vendas cresceram 15,56%, para 109.258 unidades. Em relação a igual período de fevereiro de 2008, as vendas de carros subiram 7,43%. Este segmento segue impulsionado pelo corte do Imposto sobre Produtos Industrializados.
http://www.destakjornal.com.br/readContent.aspx?id=15,33477

Professor é afastado por tocar Katy Perry

Publicado em 18/02/2009
Um professor de inglês que mostrou a música "I Kissed a Girl" a seus alunos foi acusado de apologia ao homossexualismo e afastado de uma escola em Brazilândia, Distrito Federal. Na letra, que Márcio Barrios usou para falar de verbos no passado, a cantora Katy Perry conta sua experiência de beijar uma menina. A Secretaria de Educação apoiou a decisão da escola, pois considerar que era apologia do álcool e do homossexualismo.
http://www.destakjornal.com.br/readContent.aspx?id=14,33463

PROFESSOR DE INGLÊS É DEMITIDO
Uma música sobre uma garota que bebeu, beijou outra e gostou provocou a demissão de um professor da rede pública de Brazlândia, cidade-satélite de Brasília. Em uma aula de inglês, ele mostrou aos seus alunos de 12 a 14 anos "I Kissed a Girl", da americana Katy Perry, para que, segundo disse, eles identificassem os verbos no passado.
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/corrida/cr1802200903.htm

Partido suíço quer mover ação contra brasileira

Publicado em 18/02/2009
Paula Oliveira deixou hospital ontem; pai diz que psiquiatras confirmam versão da filha

O Partido do Povo da Suíça (SVP) quer processar a brasileira Paula Oliveira. A organização de extrema direita acusa a advogada de ter inventado a história de que três homens entalharam a sigla SVP em seu corpo, na semana passada, em Dubendorf, próximo à Zurique. Paula, que deixou o hospital ontem, afirmou que, com a agressão, abortou em um banheiro público. O partido, que classifica o episódio de "farsa", defende o retorno de Paula ao Brasil para se tratar.

O SVP, que participa do governo suíço, diz que as autoridades devem abrir um processo, já que o crime supostamente inventado levou a "investigações caras para o contribuinte". O pai da advogada, Paulo Oliveira, disse ter conversado com psiquiatras suíços que confirmam que Paula teria sofrido um ataque
http://www.destakjornal.com.br/readContent.aspx?id=10,33475

Chávez celebra vitória e já é candidato para eleição de 2012

Publicado em 17/02/2009 - 0 comentários
Venezuelano afirma que a terceira fase de 'revolução' se estenderá, no mínimo, até 2019

Os venezuelanos aprovaram, em referendo, a emenda constitucional que permite a Hugo Chávez disputar um número ilimitado de reeleições. Com a vitória do "sim", o presidente anunciou que vai começar o terceiro ciclo da sua "revolução bolivariana", entre 2009 e 2019, deixando claro que sairá candidato na eleição de 2012, quando pode conquistar mais um mandato de seis anos.

De acordo com dados do Conselho Nacional Eleitoral, a reforma da emenda constitucional venceu com 54,36% dos votos e o "não" ficou com 45,63%. A abstenção foi de 32,95%, considerada baixa para os padrões da Venezuela, onde o voto não é obrigatório.

Chávez afirmou que a vitória foi "um triunfo da verdade". "Ganhou a dignidade da pátria contra os que negam a pátria." O presidente venezuelano disse ainda que o país assumiu a vanguarda da América Latina, pois, segundo ele, a limitação da reeleição é uma imposição estrangeira: "Estamos rompendo paradigmas que nos impuseram como se fossem imutáveis. Estamos num processo revolucionário".

País dividido

Apesar da comemoração governista pela vitória, o resultado do referendo mostrou que a oposição não está morta. O "não" conquistou 5 milhões de votos, maior votação desde a primeira disputa eleitoral contra Chávez em 1998. Isso pode ser um indicador de que a reeleição não está garantida. Falta, porém, à oposição unir-se em torno de um único nome.

Após a divulgação dos resultados, Chávez recebeu felicitações do ditador cubano Fidel Castro e do boliviano Evo Morales. O Brasil reagiu com "naturalidade", afirmou o chanceler Celso Amorim, dizendo que a reeleição ilimitada não é uma saída válida para o sistema político brasileiro. l
http://www.destakjornal.com.br/readContent.aspx?id=10,33382

Umbigolândia

Dias desses encontrei uma amiga que me disse que está achando tudo e todo mundo chato. Que a violência está demais, que o dinheiro não dá pra nada, que o trânsito está uma loucura, que o amor já era, que ninguém mais quer amar ninguém, homem é uma raça em extinção e por aí vai. Em seguida abanou os braços, gritou “Táxi!” e, antes de entrar no carro, arrematou:

- E ainda tem esses táxis uó de vidro preto que a gente nunca sabe se estão vazios ou ocupados! Beijão, vê se me liga você também, pô!

E foi embora, largando no meu colo aquela corbeille de reclamações e uma cobradinha final. Fiquei ali, parado, pensando nas palavras dela, enquanto o táxi de vidro preto empacava no trânsito uma quadra adiante. É, minha amiga, certamente a vida não anda nada fácil, quem sai de casa não sabe se volta, namorar está brabo e ai de quem reagir a qualquer tipo de violência. Reagir é um perigo mesmo. Principalmente se a reação for de ordem mais, digamos, psicológica, tipo reagir-a-algum-comentário-maldoso-sobre-você-na-sua-cara. Neste quesito eu tenho muita dificuldade: ou não reajo ou só reajo uma semana depois. Naquele breve encontro, só minha amiga falou. Despejou suas reclamações em cima de mim e se mandou. E eu fiquei sem reação.

Bem, reagir como, se ela não me deu chance? Só ela falou e eu fiquei ali de “vinagrete” – só de acompanhamento. E o que é reagir? Penso que, ao pé da letra, reagir significa agir novamente, ou “agir de volta”. E por que reagir é um perigo? Porque a reação confere ao outro o poder de tomar posição. Ter atitude. Trocar. Crescer. Será? Talvez. Mas está tão difícil reagir. Trocar. Crescer. Está difícil dialogar. Vivemos a era do monólogo, do “eu” exacerbado, do “meu espaço”, da “minha individualidade”, do “meu momento”, enfim, da Umbigolândia. E é cada vez maior a população desta estranha terra, ocupada por um único habitante, rei e súdito ao mesmo tempo: o ego. Na Umbigolândia, só uma pessoa interessa: o eu. O outro é mera circunstância. O assunto é um só. Só um fala e ponto. Eu sei que estou generalizando, e me perdoem por isso. Mas do jeito que a coisa está, não me resta pensar em outra coisa.

Foi minha amiga quem, involuntariamente, trouxe essas questões à minha mente. A escuta está virando artigo de luxo. Aquele que tem o dom da escuta – sim, nos dias de hoje escutar o outro é honrar um dom - tem aberto o canal da inteligência. Do crescimento. Do auto-conhecimento e do conhecimento do outro. Do mundo. E é INCRÍVEL como a indústria do consumo corteja sem parar o individualismo desenfreado. A internet, então, é a fada madrinha dos solitários. Bibiti-bobiti-bum! E lá está você diante do mundo. Sozinho. E o universo faz a sua parte conspirando a favor. Conspirando e pirando. É muita gente no mundo. Muita gente procurando. Buscando. Querendo. Pouca gente escutando. Encontrando. Suprindo. E quanto mais gente, mais ego. E quanto mais ego, mais solidão.

Na Umbigolândia, ego gera ego. E o profeta disse que gentileza gera gentileza. Pra minha amiga, que está (espero eu) passando uma temporada na Umbigolândia, isso não interessa, até porque quem mora lá não enxerga um palmo adiante do umbigo. Pra quem mora aqui na Terra mesmo, a premissa do profeta é um toque. Gentileza gera gentileza. Que gera escuta. Que gera troca. Que torna mais suportáveis problemas modernos como egolatria, consumo desenfreado, falta de amor, de companhia, de solidão. Se bem que a solidão não sente falta de companhia. Até porque ela está sempre ao lado de alguém.
Aloísio de Abreu

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009